Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"A retoma ainda não chegou às famílias". O Banco Alimentar quer ajudar

26 mai, 2017 - 10:48

Campanha acontece nos dias 27 e 28 de Maio. No ano passado a generosidade dos portugueses rendeu cerca de 26 milhões de quilos de comida.

A+ / A-

Os Bancos Alimentares promovem uma nova campanha em todo o país. Mais de 40 mil voluntários vão estar neste fim-de-semana em hiper e supermercados para recolher alimentos.

“É preciso mais, para que falte ainda menos” é o mote da campanha, que vai decorrer em mais de dois mil estabelecimentos.

Isabel Jonet, presidente da Federação dos Bancos Alimentares, diz à Renascença que há muitos idosos e desempregados que continuam a precisar de ajuda.

“A retoma económica ainda não chegou às famílias mais carenciadas. É para estas que estas campanhas de recolha de alimentos se dirigem e que continuam a existir muitas pessoas que precisam de ajuda para viver, neste caso para viver.”

“Temos muitos idosos com reformas baixíssimas, temos ainda bastantes desempregados, apesar de o desemprego ter diminuído, mas há ainda muitas pessoas que apesar de terem emprego continuam a não conseguir fazer face a todas as despesas que têm no seu agregado familiar”, explica.

À imagem do que tem feito em anos anteriores, o Banco Alimentar coloca também a possibilidade de se fazer uma contribuição online, para aqueles que nestes dias não se deslocam a qualquer das lojas onde decorre a campanha.

Para além da recolha presencial de alimentos há ainda a possibilidade de contribuir através de vales em vários estabelecimentos até 4 de Junho.

No ano passado, os Bancos Alimentares angariaram quase 26 milhões de quilos de comida, uma quantidade “enorme, mas ainda insuficiente para ajudar todos aqueles que precisam”, diz o Banco Alimentar em comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Dias
    29 mai, 2017 Feijó 09:28
    Dª Jonet, lá em casa continua-se a comer BIFES . De mim não levas um pão sequer .
  • Pedro
    27 mai, 2017 Beja 06:29
    Com a Jonet ao leme o Banco Alimentar de mim leva ZERO!
  • Para refletir...
    26 mai, 2017 Almada 14:54
    Nem só de pão vive o homem. Nem alguns animais vivem só de pão, quanto mais o homem. Certas ONGs podiam e deviam fazer mais pelas pessoas. Há vários problemas graves neste país que são escondidos pela imprensa que não é livre, mas o povo é que tem MUITA culpa pois fica contente por ser manipulado, somos o país dos 3 F's.
  • mendes
    26 mai, 2017 braga 12:50
    quem disse que ha fome em portugal---isso e tudo mentira ---a fome acabou ---os reformados ja nem sabem onde meter o dinheiro --aqueles que em 2015 gritavam que as criancas iam para a escola a morrer de fome agora estao caladinhos entao e porque ja nao ha fome bastou entrar um governo socialcomunista para por artes magicas acabar com a pobreza mas a comunicacao social e a culpada desta ilusao e mentira em que vivemos so publicam o que lhes convem senao vejamos ainda ontem aqui neste site apareceu uma noticia que falava algo sobre derrapagem nestes meses essa noticia so esteve no ar 1ou2 horas pergunto porque a apagaram
  • Filipe
    26 mai, 2017 évora 12:41
    A bem dizer estas instituições tal como as de acolhimento de crianças só existem porque interessa mamarem apoios do Estado ! As instituições da sopa dos pobres , não lhes interessa ensinar o pobre a pescar , mas a meter-lhe o peixe na boca . Todos os que para lá entram só vão sair quando a morte os chamar um dia . Não existem projetos de estruturação de uma vida nova e nem o Estado fiscaliza o que está a ser feito . É treta uns virem dizer que saíram de casa com uma mala de roupa e agora são milionários , ninguém faz fortuna apanhando-a por baixo das árvores . Com as instituições de crianças é igual , em vez de criarem condições de vida aos pais ou a quem guarda os jovens , preferem sacarem as crianças e depois as venderem no mercado de carne a ver quem as quer .... "criar" e talvez exista alguma LISTA com determinadas características para por baixo da mesa ainda mamarem LUVAS com a retirada para adoção ... É tudo um MERCADO NEGRO a treta dos peditórios de rua , peditórios de comida e albergue de carne humana para tráfico legal ... Deviam antes irem bater a cada caso é um caso e não uma lei igual para todos os casos , pois não se trata assim a personalidade humana , só em países como Portugal que mostram todos os dias os Porches na garagem , mas não tem gasolina para os fazer andar ...
  • TUGA
    26 mai, 2017 lISBOA 12:10
    Depois vêm estes gajos da função publica carregados de privilégios, que para dar voz à CGTP lixam a vida de doentes e a quem trabalha para lhes pagar o ordenado (certinho a dia certo). É revoltante na volta Saber que há tanta gente a passar fome. mas o povo a que tem TODA a culpa.
  • André Souza
    26 mai, 2017 Vila Pouca de Aguiar 11:38
    Se o BA continua a dizer essas coisas que se prepare para levar do PS do BE e da CDU...ou qualquer coisa verde! Está tudo bem quando o sô Costa e PR dizem que está. Ponto final! O valor dos 79 euros que o INE disse que tivemos como ganho em 2015....foi aumentado em 2016? ou diminuído?,,,, A comunicação social não faz o seu papel...

Destaques V+