Tempo
|
A+ / A-

Há ambulâncias paradas por falta de técnicos

26 mai, 2017 - 08:12

O INEM diz que a culpa é dos profissionais que não estão disponíveis para fazer horas extraordinárias.

A+ / A-

Várias ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão paradas por falta de técnicos para as tripular.

O “Jornal de Notícias” diz haver constrangimentos em Espinho, Gaia e na Amadora. Em Lisboa, as ambulâncias dos Olivais e da Avenida de Roma também não asseguram todos os horários.

Em Abril foi noticiado um plano que previa o fecho de 15 turnos das 56 ambulâncias do instituto, deixando o socorro nocturno dependente dos bombeiros em, pelo menos, oito concelhos. Escreve o jornal, que tal medida não avançou.

O INEM admite existirem turnos em que os meios estão a ficar inoperacionais, em resultado da “manifesta indisponibilidade” dos profissionais para cumprirem horas extraordinárias.

Alguns turnos que iam ser suprimidos estão a ser assegurados em horário extra. Mas o sindicato lembra que os técnicos não podem exceder 60% da remuneração base em trabalho suplementar. Ou seja, se fizerem mais de oito ou nove turnos por mês, já não recebem.

Segundo o JN, 40% do trabalho realizado nas ambulâncias do INEM é feito com recurso a horas extraordinárias, por falta de técnicos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo Andrade
    27 mai, 2017 Lisboa 07:19
    Não....ao contrário do que seria de esperar a época da escravatura não acabou!E muito menos no trabalho dos Técnicos de Emergência.O "sistema" já espera que as pessoas trabalhem dias seguidos 16 horas, e que não recebam. Quando as pessoas dizem que não, fica tudo "escandalizado". Desde há anos a fio as ambulâncias do inem só funcionam porque tem havido sempre pessoas a abdicar de descansos, folgas,família, etc... para trabalharam extras atrás de extras e sem sequer receberem subsídios de alimentação.E sem receberem os PRÓPRIOS EXTRAS ! Ou seja....mão de obra barata e a custo zero ! Nada mau! Numa época em que tanto se fala em direitos laborais, e leis....não passa tudo de blá blá .E no meio desta recusa em continuar a trabalhar de borla....há sempre alguém que quer retirar dividendos.Porque os "maus da fita" são os técnicos de emergência! O problema é crónico, tem resolução e nem sequer passa pela contratação e técnicos. Passa , isso sim, em perceber de uma vez por todas porque é que sai tanta gente por ano, do instituto nacional de em. médica. Quando percebermos isso, então soluciona-se o problema. Mas não me parece que interesse a alguém ir por aqui ! Até podiam entrar 100 técnicos por ano...Se saem 40/50 no mesmo período.....Não me parece que se resolva problema nenhum!
  • fernando
    26 mai, 2017 lisboa 17:20
    Entao porque não se recruta mais tripulantes de ambulância se fazem falta claro, se estão assim tantas ambulâncias paradas resolve se a situação entregue se aos bombeiros que andam a destruir as poucas que tem ao serviço a população é que não deve ser prejudicada no socorro e as ambulâncias paradas não servem ninguém,,(como por exemplo já assisti um socorro a um atropelamento e colisão de veículos no concelho de Sesimbra e vieram ambulâncias do Seixal e Barreiro.)
  • Teresa
    26 mai, 2017 11:29
    Se não lhes pagam , não lhes podem exigir o trabalho. A época da escravatura já acabou!

Destaques V+