Tempo
|
A+ / A-

Centeno. “Em Janeiro de 2018 ninguém vai pagar sobretaxa"

26 mai, 2017 - 01:10

Governante refere que haverá um alívio fiscal de 200 milhões de euros para os rendimentos mais baixos, mas não mexidas no IRC.

A+ / A-

O ministro das Finanças promete que em Janeiro do próximo ano nenhum contribuinte vai pagar a sobretaxa de IRS.

“Em Janeiro de 2018 ninguém vai pagar sobretaxa. E em Janeiro de 2018 teremos promovido, numa discussão que está em curso e que irá continuar em curso, uma redução da carga fiscal adicional, para um conjunto muito significativo e representativo das famílias portuguesas com rendimentos mais baixos”, disse Mário Centeno à RTP3.

O governante garante que há um “compromisso de estabilidade fiscal que tem sido casado com a possibilidade de reduzir a carga fiscal global. Isso aconteceu em 2016 e vai acontecer de novo em 2017”.

“Essa carga fiscal tem vindo a transformar-se, o peso dos impostos directos transformámos em impostos indirectos e com isso conseguimos aliviar de forma significativa aquilo que é a carga fiscal directa para as famílias em 2018 (IRS), desde logo porque aquilo que resta da sobretaxa do IRS vai desaparecer”.

Segundo o ministro, haverá um alívio fiscal de 200 milhões de euros para os rendimentos mais baixos no próximo ano.

Centeno recorda, no entanto, que já foi conseguida “a redução da sobretaxa e o aumento extraordinário de pensões que criam um orçamento equilibrado e vão no sentido de devolução dos rendimentos”.

O ministro refere à televisão pública que “não está prevista nenhuma redução do IRC”.

Por outro lado, Mário Centeno acredita que a saída do PDE [Procedimento por Défice Excessivo] vai permitir que o rating possa melhorar e que Portugal saia de “lixo” no final do Verão.

Quanto à hipótese de assumir a presidência do Eurogrupo, Centeno garante “que não há um processo de candidatura”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    27 mai, 2017 Lisboa 10:16
    Agora se percebe melhor as risotas constantes do centeno quando os direitolas debitavam barbaridades, era ele a pensar "vão engolir isso tudo a seco"
  • vaca voadora
    26 mai, 2017 Santarém 22:24
    Acreditem no homem porque ele passou agora a ser o aluno mais bem disciplinado do senhor ministro das finanças alemão que já lhe teceu rasgados elogios.
  • Joaquim Soares
    26 mai, 2017 Famalicão 12:00
    Sr. Ministro essa sua afirmação de que em Janeiro de 2018 ninguém vai pagar sobretaxa não será eleitoralista? pois se o nosso defice aumentou 0,2% em relação a 2016, lógicamente o não pagamento da sobretaxa vai alargar o fosso entre a receita e a despesa, mas para os Portugueses essa noticia é bem recebida, mas vamos aguardar por 2018 e só espero que não esqueça esta sua afirmação.
  • Alentejano
    26 mai, 2017 Évora 11:59
    Para aqueles que são apoiantes do PSD ou do CDS é preciso terem muita lata para chamar mentirosos aos que estão agora no Governo. Revejam as mentiras do Dr. Coelho e do Dr. Portas e depois calem-se, para não dizerem tantas baboseiras. O Dr. Centeno é vidente, mas o Gaspar era bruxo, adivinhando sempre o aumento colossal de impostos e os cortes nos salários e nas pensões, o que não era fácil de adivinhar, porque o Patrão Coelho sempre disse que aumentar impostos e cortar salários era propaganda dos socialistas.
  • JULIO
    26 mai, 2017 vila verde 10:51
    Eu gostava de acreditar na festança dos xuxas mas ela acabou sempre em banca rota ou num pantano pur isso não acredito em nada que eles dizem
  • Pedro Godinho
    26 mai, 2017 Lisboa 10:36
    Se a sobretaxa é tão injusta e desnecessária como se apregoou durante tanto tempo, por que razão este Governo demora mais de 2 anos a acabar com ela? E os cortes nos salários e pensões, se eram tão perversos por que razão não foram ainda totalmente repostos? Demagogia pura deste Governo
  • MANIPULAÇÃO XUXA
    26 mai, 2017 Lx 10:27
    Este pantomineiro é vidente? Parece que sim quando o déficit sobbe a olhos vistos, a receita fiscal diminui e vai diminuir mais, o Estado não paga a fornecedores e por aí adiante....Mas a propaganda dos xuxas é sempre a mesma e depois vem o calote..:Foi assim em 2010/ 2011 com o "menino de oiro do PS" o Pinto de Sousa, esse prodígio do malabarismo económico e político.Não nos podemos esquecer que mais de 50 por cento dos actuais desgovernantes foram aqueles que nos levaram ao empobrecimento, à ilusão, ao despesismo, à falência, à bancarrota e ao malabarismo económico e financeiro( esconder dívida, aumentar impostos, aumentar a função pública, aumentar o déficit até atingir os 11,2 por cento do PIB e por aí adiante....
  • Francisco T Soares
    26 mai, 2017 Angra do Hedroismo 09:53
    Vão aumentar os impostos sobre o combustível, que, além de cegos, são socialmente mais justo.........
  • Americo
    26 mai, 2017 Leiria 08:45
    Lá vai o Português com menos rendimentos pagar mais impostos indirectos. Será justiça fiscal ?

Destaques V+