Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Análise

O centro de César

25 mai, 2017 - 20:25 • Susana Madureira Martins

Presidente do PS reforça que é preciso recentrar o discurso e não deixar fugir ninguém em ano de eleições autárquicas e garante que não quis criticar ninguém em especial.

A+ / A-

Afinal porque é que Carlos César, presidente do PS e líder parlamentar socialista, defendeu com unhas e dentes o sector social e das instituições de solidariedade social à saída da Obra Social do Padre Miguel, em Bragança?

Porque é preciso recentrar o discurso e não deixar fugir ninguém em ano de eleições autárquicas. Segundo o próprio César, questionado pela Renascença, é preciso falar para o centro tendo em vista que o PS, “não quer ficar refém de nada, nem de ninguém”.

César garante que não quis criticar ninguém em especial, ou sequer o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, ao ter dito esta manhã em Bragança que “há uma espécie de complexo de esquerda, que também passa um pouco pelo PS e, às vezes, pelo Governo, de que as IPSS são instituições em relação às quais deve haver, em primeiro lugar, reserva e, depois, apoio comedido”. O presidente do PS diz que quando quer criticar alguém que é muito claro.

O que quis dizer então César? Há uns meses um dirigente do partido dizia à Renascença que é preciso agarrar um sector – o da economia social - a que o governo PSD-CDS deu especial atenção. Com o presidente socialista a dizer agora que as IPSS “são absolutamente necessárias ao sistema de protecção e apoio social”.

Hoje foi o dia de falar para o centro e de dar recados sobre esse diálogo para dentro do partido e para a esquerda. Ontem foi a vez de César adoptar o discurso dos parceiros da esquerda – PCP e Bloco de Esquerda – ao falar das desigualdades sociais em que os portugueses ainda vivem, sobretudo no interior do país.

É por isso, admite o próprio Carlos César, que as jornadas parlamentares decorrem em Bragança, o interior do interior. Para mostrar que, apesar do sucesso que representa a saída do procedimento por défice excessivo a esquerda tem de refrear o entusiasmo, numa espécie de gestão de expectativas.

Carlos César gosta de mostrar que a bancada parlamentar que lidera tem autonomia suficiente em relação ao Governo, lançando farpas e recados que noutro seriam vistas como crítica aberta; ao mesmo tempo, sendo presidente do PS, César vê-se no meio de um jogo de equilíbrios que é preciso gerir – ora falando para o centro, ora falando para a esquerda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • inteligente
    26 mai, 2017 lis 11:28
    Quando pretendem destruir, as forças diabólicas, sempre à espera do diabo, como nada tem de credível para propor, passam ao ataque do caráter das pessoas, que inteligentemente lhes possam fazer frente! Cesar, está na mira de alguns desses espertos, que apenas sabem viver da intrigalhada!

Destaques V+