Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O papel? Qual papel? Processos executivos vão poder ser consultados na internet

25 mai, 2017 - 19:25 • Liliana Monteiro

Informação vai estar disponível em www.omeuprocessoexecutivo.justica.pt. Medida vai poupar 1,8 milhões de euros e 25 mil horas de trabalho dos funcionários judiciais.

A+ / A-

A partir da próxima segunda-feira, quem tiver em curso processos executivos na justiça, vai poder consultá-los a partir de casa, através da internet.

Em declarações à Renascença, a secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, revela que a informação vai estar disponível em www.omeuprocessoexecutivo.justica.pt.

“Pode ver tudo aquilo que não está em segredo de justiça. Na prática, o cidadão, quer o executado quer o credor, vão poder verificar o estado do processo, o histórico – tudo o que se passou -, vai poder ter uma visão transversal do total que está indicado no processo e vai até poder gerar uma referência multibanco se entender que pode fazer o próprio pagamento. O cidadão vai também poder saber, afinal, quem é o agente de execução”, explica Anabela Pedroso.

Os magistrados que lidam com casos de protecção de menores ficam obrigados a usar sempre a plataforma online, uma medida que vai poupar 1,8 milhões de euros aos cofres do Estado.

A secretária de Estado da Justiça considera que esta medida “vai permitir uma maior celeridade do processo”.

Os advogados também vão poder colocar as suas peças online, o que vai tornar todo o processo mais transparente.

“Estamos a falar de uma poupança de 1,8 milhões de euros e 25 mil horas de trabalho dos funcionários judiciais”, afirma Anabela Pedroso em declarações à Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • SÓ MENTITAS DOSXUXAS
    25 mai, 2017 Lx 22:39
    Mentira penosa esta pois a consulta já hoje é permitida pelo NIF ou pelo nome...Uns verdadeiros mentirosos e pantomineiros estes socialistas. São mestre na arte de enganar os tolos pobres coitados. Infelizmente, os jornalistas a soldo acreditam nestas patranhas de notícias que antes de as ser já eram...Lamentável as mentiras deste desgoverno....É so publicidade enganosa e feita com base na falcatrua, na mentira.Com paps e bolos se enganan os tolos

Destaques V+