Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reembolsos fiscais agravam défice

25 mai, 2017 - 16:33

O défice orçamental aumentou 314 milhões de euros até Abril. A despesa do Estado aumentou 1,4% e receita cresceu 0,2%.

A+ / A-

O défice orçamental português aumentou 314 milhões de euros até Abril, em comparação com o mesmo período do ano passado, indica o Ministério das Finanças.

A subida dos montantes dos reembolsos fiscais em mais 530 milhões de euros - em particular do IRS e do IVA - é a razão apontada para este acréscimo do défice, que atingiu um total de 1.931 milhões de euros.

Os reembolsos do IRS aumentaram 215 milhões de euros, em resultado do IRS Automático. Este ano houve, também pela primeira vez, um prazo único de entrega da declaração de rendimentos, entre 1 de Abril e 31 de Maio.

Os reembolsos do IVA, por seu lado, aumentaram também 289 milhões de euros, devido à redução do prazo médio de reembolsos que se tem verificado desde o início de 2017.

O Governo assegura que o impacto da devolução de dinheiro aos contribuintes vai dissipar-se ao longo do ano.

A despesa do Estado aumentou 1,4% e receita cresceu 0,2%, nos primeiros quatro meses do ano.

A notícia é conhecida três dias depois de a Comissão Europeia ter recomendado a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo (PDE).

Portugal sai do défice excessivo
Portugal sai do défice excessivo
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ao força kamaradas
    26 mai, 2017 Lx 09:58
    O que tu queres são xuxas!
  • Afinal
    26 mai, 2017 Lis 09:56
    Há descida na carga fuscal! Os Pafosos diabolicos afirmam que não! Andaram 4 anis a impingir-nos que não havia alternatvas!
  • FORÇA KAMARADAS
    25 mai, 2017 Lx 16:47
    Pois, pois...a manobra de propaganda dos geringonços que diz? Que não existe problema nenhum. isso é manobra dos fascistas, da Europa, do Trump . menos do desgoverno deles...A receita fiscal vai iporar...o resto é demagogia kamaradas...Não enganem o pagode como aconteceu em 2010/ 2011 com o Governo dos xuxas o mesmo que tem mais de 50 por cento de governantes do tempo do Pinto de Sousa, esse prodígio da governação fraudulenta e do embuste, da mentira...

Destaques V+