Tempo
|
A+ / A-

Brasil. Três ex-Presidentes analisam sucessão de Temer

25 mai, 2017 - 12:43

Terminou a megamanifestação em Brasília. Presidente admite recuar na decisão de chamar militares às ruas.

A+ / A-

Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e José Sarney, todos antigos Presidentes da República do Brasil, têm mantido reuniões para encontrar consenso para a formação de um novo Governo.

A notícia é avançada pelo jornal “Folha de São Paulo”, segundo o qual as conversas têm sido suprapartidárias e surgiram na sequência de o actual Presidente, Michel Temer, correr o risco de ser destituído pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Os três ex-presidentes avaliam cada ponto separadamente e de forma reservada, em Brasília e São Paulo. E esforçam-se para que estes debates não ganhem carácter partidário.

Para já, Fernando Henrique Cardoso iniciou os contactos com o Partido Trabalhador, de Lula da Silva. Henrique Cardoso é visto como o mais importante interlocutor do Tribunal Superior Eleitoral e considerado uma peça-chave para viabilizar uma saída de Temer.

Já Lula da Silva insiste na necessidade de eleições directas, mas mantém-se disposto a conversar e encontrar uma alternativa para o sucessor ao Planalto.

O trio de antigos chefes de Estado tem merecido o agrado dos apoiantes de Temer, que acreditam que esta articulação suprapartidária pode reduzir a tensão e permitir uma suave transição a partir do julgamento, que começa a 6 de Junho e que pode tirar o actual Presidente do poder.

Manifestação termina com 49 feridos

A megamanifestação que levou 200 mil pessoas às ruas de Brasília, para exigir eleições antecipadas e a demissão do Presidente Michel Temer, terminou esta quinta-feira com um balanço de 49 vítimas.

A dimensão do protesto levou o Presidente a convocar o Exército para repor a ordem. Mas Michel Temer estará a pensar voltar atrás nesta decisão de chamar os militares.

O chefe das Forças Armadas diz que a polícia do distrito federal de Brasília tem condições de garantir a lei e a ordem na cidade.

Além dos 49 feridos, a manifestação acabou com oito detidos.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rfm
    25 mai, 2017 Coimbra 14:56
    ... os ausentes que se afirmaram tão honestos e "escandalizados" para pedir a destituição de presidente eleita, estão agora calados, verifica-se agora, que foram mobilizações politicas organizadas, carregadas de hipocrisia, já que, com a corrupção não se preocupavam mas em pressionar para a implantação de um estado ultraliberal privatizador, ao desbarato , dos bens nacionais, expropriadores de direitos económicos e sociais, aí está o resultado !!!
  • JORGE
    25 mai, 2017 China 14:08
    E a Constituição onde fica ? Com certeza que deve estar previsto algo quando se chega num caso destes, então porquê ex presidentes conversam sobre um assunto que deve ser tratado constitucionalmente ?

Destaques V+