Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vera Jardim. “É possível instruir mais justiça na distribuição de rendimentos”

25 mai, 2017 - 00:41 • José Pedro Frazão

No Falar Claro desta semana, o socialista admite que o Orçamento de 2018 pode marcar a entrada “sem eleitoralismos” numa segunda fase da legislatura. Já Morais Sarmento considera que a saída do Procedimento de Défice Excessivo é um resultado “ francamente positivo mas que foi alcançado sem seguir a estratégia económica do Governo.

A+ / A-
Vera Jardim. “É possível instruir mais justiça na distribuição de rendimentos”
Vera Jardim. “É possível instruir mais justiça na distribuição de rendimentos”

O socialista Vera Jardim admite que o Orçamento do Estado para 2018 pode representar um “ponto de viragem” depois do Governo ter governado com “a cautela necessária para cumprir e até exceder as metas” iniciais do Executivo.

No programa “Falar Claro”, da Renascença, o antigo ministro da Justiça admite que o Orçamento de 2018 pode marcar a entrada “sem eleitoralismos” numa segunda fase da legislatura.

“É possível instruir mais justiça na distribuição de rendimentos ”, diz Vera Jardim, dando o exemplo da anunciada revisão dos escalões do IRS “sobretudo em relação às classes médias que foram muito penalizadas”.

O histórico socialista admite que essa medida pode não ser seja suficiente para a esquerda que apoia o Governo PS. “Mas tenho a certeza que o primeiro-ministro e o ministro das Finanças manterão o rumo da consolidação orçamental”, insiste o comentador da Renascença. Vera Jardim acredita que Portugal pode já ter passado o mais difícil, “mas continuamos a ter um caminho difícil pela frente, desde logo por causa da dívida pública”.

Já Nuno Morais Sarmento considera que a saída do Procedimento de Défice Excessivo é um resultado “ francamente positivo, a que conseguimos todos chegar” mas sem seguir a estratégia económica do Governo. O antigo ministro social-democrata confessa a preocupação de que estejamos a viver uma ilusão seguida por uma desilusão “ como aconteceu sempre nas governações do PS - recordemos António Guterres e José Sócrates. Esperemos que não se repita pela terceira vez”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Xuxa
    25 mai, 2017 Porto 06:37
    Lindas palavras as destes xuxas e não só. O sr. V. Jardim devia de dizer: a partir de agora os aumentos dos ordenados e pensões é de valor igual para todos e não por percentagem. Já viu o que é 1% no ordenado do presidente da edp e de um SMN?

Destaques V+