Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto

Vitor Manuel. "FC Porto será grande desafio mas Marco já venceu grandes desafios"

25 mai, 2017 - 18:24 • Luís Aresta

O treinador que lançou Marco Silva como jogador adverte para as dificuldades que este irá encontrar no Dragão. Sem bons jogadores, nem os melhores treinadores são campeões, sublinha.

A+ / A-

Vitor Manuel, treinador que lançou Marco Silva na equipa principal do Belenenses (1996/97), adverte para o cenário que o seu antigo jogador vai encontrar no FC Porto, caso venha a assumir o cargo de treinador dos dragões.

“O momento não é fácil. O trabalho do Marco no Hull City foi reconhecido e valorizado, mas este rótulo de ter descido de divisão também não é bom, com todo o respeito que tenho por ele. Sabe-se como são as exigências dos adeptos do FC Porto, famintos e desejosos de retirar a hegemonia ao Benfica e voltar a ganhar. Está tudo em lume brando e se as coisas não começarem a correr bem, poderá não ser bom para o Marco” diz Vitor Manuel a Bola Branca.

O treinador, um dos poucos com mais de 500 jogos na primeira liga do futebol português, reconhece porém que dificilmente Marco Silva dirá não ao Porto.

“Dizer não ao FC Porto, poucos treinadores estarão em condições para o fazer. Será um grande desafio, mas o Marco já venceu grandes desafios”, sublinha Vitor Manuel que, depois do que se passou com Marco Silva no Sporting, alerta para a necessidade de uma articulação entre o pensamento do treinador e da estrutura dirigente do FC Porto.

“Marco Silva é um homem com uma inteligência muito grande, que tem o seu discurso próprio e terá de haver uma relação entre os discursos da administração e do treinador; o Marco não fez isso em Alvalade. Mas é um treinador que já ganhou um título no Olympiacos, conquistou uma Taça de Portugal, um jovem treinador com alguma experiência e tem a vantagem de conhecer o futebol português, sabe o que é o Sporting e sabe como o Benfica tem conseguido esta hegemonia. Mas não venham cá com coisas; você pode treinar muto bem, mas se não tiver bons jogadores dificilmente consegue", sublinha.

Necessidade de construir plantel capaz

Nesta entrevista à Renascença, Vitor Manuel acentua a necessidade de o FC Porto – apesar dos atuais constrangimentos financeiros - construir um plantel capaz de proporcionar a Marco Silva condições para ser campeão e não desaproveitar o progresso feito na temporada que agora termina.

“O Porto fez um campeonato melhor do que no ano passado, mas nos momentos decisivos não conseguiu emocionalmente dar o salto qualitativo e passar para a liderança. Com certeza que este Porto vai perder jogadores, devido ao problema do fair-play financeiro, mas sabe que o rival Benfica se encontra estável, vencedor e com uma dinâmica de vitória que é importante do ponto de vista emocional, também para os adeptos. O Porto sabe que tem de ultrapassar isto e com uma grande equipa. Veremos se o vai conseguir”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Rocha Barreira
    25 mai, 2017 V.N.Gaia 21:32
    Marco Silva,independente das provas já dadas, não será,a meu ver, o trenador que, neste momento, seja o mais indicado. Já pensaram em Pedro Emanuel?

Destaques V+