Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Schäuble diz que Centeno é o Ronaldo do Ecofin. Marcelo acha que "é comparável”

24 mai, 2017 - 16:14

"Quem quer que disse isso, por uma vez não pensou mal", defendeu o Presidente da República quando confrontado com um comentário que o ministro das Finanças alemão terá feito, durante a última reunião do Ecofin.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comentou, esta quarta-feira, a comparação que o ministro das Finanças alemão terá feito entre Mário Centeno e o futebolista Cristiano Ronaldo.

Em conferência de imprensa, esta quarta-feira, após um almoço com o primeiro-ministro luxemburguês, Marcelo reagiu à informação divulgada pela newsletter da versão europeia do site POLITICO, que alega que o ministro das finanças alemão terá comparado o seu homólogo português ao craque madeirense do Real Madrid, na última reunião do Ecofin.

"Quem quer que disse isso, por uma vez não pensou mal", defendeu o Presidente da República quando questionado sobre as palavras do ministro alemão.

"Já tive ocasião de felicitar todos os portugueses pela saída do Procedimento por Défice Excessivo, pela consistência, pelo trabalho. Se o resultado é comparável ao mérito de Ronaldo? Sim", afirmou o Presidente português.

Também o primeiro-ministro luxemburguês falou sobre as alegadas declarações, considerando que o mérito da saída do país do procedimento por défice excessivo era de todo um país que fez o esforço para atingir esses resultados e “não graças a um ministro”.

Quando questionado sobre a possível substituição do actual presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijesselbloem, o primeiro-ministro luxemburguês defendeu que essa questão “não se coloca por enquanto”, já que o governo não mudou, escusando-se assim a responder se estaria disponível para apoiar o nome de Centeno para a presidência do Eurogrupo.

O ministro português foi um dos nomes falados para suceder a Dijesselbloem como presidente do Ecofin. Em Abril deste ano, António Costa confirmou, em entrevista à Renascença, que o ministro português tinha sido sondado para apresentar uma candidatura. À altura, Costa defendeu a sua permanência no Governo por, naquela fase, Centeno ser “mais útil” em Lisboa.

Costa: Centeno mais "útil" em Lisboa do que no Eurogrupo
Costa: Centeno mais "útil" em Lisboa do que no Eurogrupo
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • maria
    25 mai, 2017 lisboa 14:37
    para o sao visiveis a esquerda e assim mesmo --se os alemaes falam contra sao bandidos o holandes ate devia ser preso-se falam a favor ja sao bons e assim a democracia da esquerda quando se apanha no poder ninguem tem o direito de falar
  • São visiveis
    25 mai, 2017 St 09:56
    Os comentarios dos Pafosos ressabiados e subservientes patrioteiros! Coitados, não têm onde cair mortos!
  • O rodinhas
    25 mai, 2017 Lx 09:53
    Saiu um bom gabiru!...
  • Artur
    25 mai, 2017 Lisboa 07:06
    Boa comparação sr. Presidente, ambos fazem espectaculo, um levanta multidões, o outro faz rir.
  • Paulo
    24 mai, 2017 vfxira 18:09
    Gostei do comentário/resposta do Presidente Marcelo,é assim que se responde com diplomacia.Os meus parabéns.
  • mendes
    24 mai, 2017 braga 17:51
    so um burro e que pode comparar centelho a cristiano-----o cristiano trabalha e vive e tem fama e sucesso a custa do trabalho dele -um ministro das financas vive ou subrevive a custa do povo se o sapateiro nao fizer sapatos o ministro anda descalco ou sera ele algum santo que faz notas de 1000euros-eu so sei o que muitos reformados sabem o governo deve me dinheiro eu recebo menos do que recebia em maio de 2015 e tudo esta mais caro do que em 2015-surprende me a comunicacao social falar do aumento do salario minimo e nao falar dos aumentos do leite da batata da cebola e do alho -pergunto ja algum jornalista fez um estudo dos precos das coisas exenciais em 2015 e as comparou com os precos de hoje -nao nao fez porque a comunicacao social tal como os sindicatos estao nas maos da esquerda tenho 67 anos ja vi este filme que estou a ver muitas vezes neste pais-todos os ministros e governos sao bons com o suor e sacrificio do povo-ainda nao vi este governo cortar as regalias e aos despezismos do estado - ainda nao vi proporem a reducao de deputados o estado continua a dar dinheiro aos partidos dinheiro que e do povo para alimentar xulos que nada fazem-o costa num ano ja deu a volta ao mundo a nossa custa e gasta mais numa viagem do que eu e muitos recebemos num ano-mas claro nao pudemos comparar um politico aos resto dos mortais porque a barriga deles e diferente sao valentes e imortais declaram as guerras mas nao pegam em armas mandam os outros porque os outros sao carne para canhao
  • Petervlg
    24 mai, 2017 Trofa 17:13
    Anda toda a gente a dar os paragens, mas ainda vai escrever um livro como "esconder dados financeiros".
  • PROPAGANDA BARATA...
    24 mai, 2017 Lx 17:10
    As manobras de propaganda continuam..Um país de folclore que, em vez de resolver problemas, se preocupa com estas manobras de propaganda fúteis que nada acrescentam ao país.Enquanto isso, a dívida sobre e os estímulos do BCE vão acabar em breve e depois queixem-se da Europa, do Eurogrupo, do Ministro alemão e do totta... O Presidente, infelizmente, colabora na farsa dos geringonços...

Destaques V+