Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu o músico José Luís, antigo vocalista dos Ekos

24 mai, 2017 - 15:03

O fundador da banda pop rock portuguesa foi também trabalhador da Renascença e é autor de temas como "Esquece", "Lamento aos céus", "Hoje, amanhã e sempre".

A+ / A-

O músico José Luís, antigo vocalista dos Ekos, um dos grupos pop-rock portugueses dos anos 1960, morreu, na terça-feira em Odivelas, aos 70 anos, em consequência de problemas cardíacos, disse o filho à agência Lusa.

José Luís Moreira Lourenço nasceu em Lisboa, em 1946 e fundou o grupo Ekos, no ano de 1963, ao lado de Edmundo Falé (que transitaria depois para o Conjunto Mistério), Mário Guia, António Joaquim Vieira, José João Santos e João Júnior.

Descrito à época como um conjunto 'ié-ié' lisboeta, "do género dos Beatles e dos Shadows", os Ekos interpretavam "os emergentes estilos do pop rock anglo-americano dos anos 1960", "bem como canções dos estilos da música pop italiana e francesa", lê-se na "Enciclopédia de Música em Portugal no Século XX".

A propósito de José Luís, a mesma enciclopédia refere que o estilo, a forma de cantar e de actuar do músico faziam lembrar Cliff Richard, dos Shadows, o que lhe valeu a alcunha de "Cliff" e "lhe garantiu, parcialmente, a popularidade dos bailes protagonizados pelo grupo".

Os Ekos foram contemporâneos de outros grupos e artistas como o Conjunto Académico João Paulo, Daniel Bacelar e Sheiks, e gravaram seis EP e canções como "Esquece" - uma versão do tema "Hold me" -, "Lamento aos céus", "Hoje, amanhã e sempre".

José Luís, que foi também trabalhador na Rádio Renascença, esteve durante anos afastado do grupo por causa da Guerra Colonial, quando foi destacado para Angola. O mesmo aconteceu com outros elementos, tendo ficado apenas Mário Guia e João Júnior na formação inicial.

Os Ekos voltaram a juntar-se na década de 1970, novamente com José Luís na voz, e gravaram o derradeiro disco, "Sol e paz".

Não foram ainda divulgadas informações sobre o funeral do músico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Piedade
    24 mai, 2017 Almada 17:20
    Que descanse em paz. Os Ekos foi o primeiro conjunto (ainda não se chamavam "bandas") com que vibrei. A canção "Esquece" nunca a esqueci.

Destaques V+