Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Porque é que Melania Trump parecia que ia para um enterro? Porque é assim mesmo

24 mai, 2017 - 10:16 • Filipe d'Avillez

O protocolo do Vaticano obriga as mulheres a vestirem de preto quando estão na presença do Papa e a usarem véu. Michelle Obama, a Rainha Isabel II e muitas outras já o fizeram.

A+ / A-

A indumentária escolhida pela mulher, Melania, e pela filha, Ivanka, de Donald Trump na audiência com o Papa, esta quarta-feira, no Vaticano, está a ser objecto de múltiplos comentários, à escala global.

Melania e Ivanka apareceram vestidas integralmente de preto, com véu da mesma cor, causando alguma perplexidade entre quem não está habituado a ver as audiências dos Papas. Todavia, as mulheres Trump estavam apenas a seguir o protocolo do Vaticano.

As regras exigem que as mulheres que se encontram com o Papa - sejam as protagonistas do encontro ou as esposas e filhas, como foi o caso - usem vestidos compridos pretos, de mangas compridas e sem decote. Devem ainda usar uma mantilha da mesma cor.

A mantilha é parecida com um véu, mas tende a ser de renda, ou com bordados, e mais pesada que um véu. Antigamente, era habitual as mulheres católicas usarem mantilha na missa e algumas ainda o fazem, sobretudo, em meios mais tradicionalistas.

Ao escolherem esta roupa, Ivanka e Melania estavam apenas a seguir a tradição, tal como muitas outras mulheres fizeram antes delas, incluindo Michelle Obama e a Rainha Isabel II.

Contudo, existe uma excepção a esta regra. Certas mulheres beneficiam de um privilégio que lhes permite vestir de branco na presença do Papa. O chamado “privilège du blanc” apenas se aplica a algumas, e não todas, as rainhas e princesas católicas.

Assim as rainhas e princesas de Espanha, da Bélgica, do Luxemburgo e do Mónaco podem vestir de branco, embora a obrigação da utilização de mantilha e do estilo do vestido se mantenham. A mulher do herdeiro do trono de Itália também vestiu de branco nas últimas ocasiões em que se encontrou com o Papa.

Mas outras monarcas ou membros da realeza católica não beneficiam deste privilégio. É o caso não só de algumas casas reais reinantes, como do Liechtenstein e do Lesotho, mas também de famílias reais não reinantes como a de Bragança, em Portugal, pelo que quando a Duquesa de Bragança se encontra com o Papa veste de preto.

O encontro entre o Papa e Donald Trump
O encontro entre o Papa e Donald Trump
A capela Sistina fechou para a visita de Trump
A capela Sistina fechou para a visita de Trump
Desenhos, "selfies" e uma mensagem de força. Melania visitou hospital pediátrico em Itália
Desenhos, "selfies" e uma mensagem de força. Melania visitou hospital pediátrico em Itália
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Gabriel
    30 mai, 2017 13:58
    Viva a Santa Igreja Católica Romana, suas belas e admiráveis tradições. Quem tá revoltadinho porque há "regras" pra visitar o Papa, nunca deve ter ido numa festa de casamento onde há "regras" sobre as roupas dos convidados. Bando de hipócrita que adoram vociferar contra a Santa Igreja!
  • José
    28 mai, 2017 lousada 23:31
    Não se entende porque a Senhora ia assim vestida, o protocolo tem regras de vestimenta mas não exige que se vá assim. a senhora é que foi mal aconselhada.
  • Maria Mapepe
    28 mai, 2017 Algarve 08:01
    Vamos ser coerentes e imparciais. Se os católicos são obrigados a visitarem o Papa, trajando-se de negro e véus, porque é que se critica o uso de burcas e outros trajes aos muçulmanos?
  • Armando Cardoso
    28 mai, 2017 Leiria 07:30
    É só patetice, valhódeus! Porque será que os homens podem levar a roupa da cor que quiserem e as mulheres, não? Esta religião está cada vez mais caduca e não se apercebe. O respeito pelo aceitável fica bem. Mas o aceitável desrespeitado, fica muito mal. .
  • AP
    26 mai, 2017 Portugal 13:39
    Vejo por aqui tanta gente iluminada pela palavra de Deus e que é capaz de criar regras em Seu nome... está na Bílbia amigos. Dizem-se vocês católicos?
  • Lina Maria Zagalo
    26 mai, 2017 USA 04:13
    E pena que nao saibam que o "preto" não e a cor fúnebre, mas sim o BRANCO. O preto e o mais usado em festas de gala, casamentos etc. Quem tiver uma peca no seu guarda roupa preto, tem sempre a possibilidade de fazer-se notar em qualquer lado. Quanto ao Vaticano e as visitas com o Papa, sempre ouvi a minha Mae dizer "onde fores ter, faz como vires fazer". Quanto ao grupo aqui falado a única que realmente se encontrava no seu ambiente, sem duvida foi a Melania. Os outros foi puro showoff.
  • joao123
    25 mai, 2017 lisboa 20:23
    Tinha graça era irem de Burka integral. O ser humano realmente é muito especial...
  • ao das 14:06
    25 mai, 2017 lx 16:15
    Mas estavam a assistir a alguma missa? E nós é que somos ignorantes!... Argumentos esfarrapados!
  • MASQUEGRACINHA
    25 mai, 2017 TERRADOMEIO 15:48
    Ora aqui temos um caso exemplar dos tais "túmulos caiados" de que Jesus falou... no caso, para mais, "caiados" de preto. Uma parábola ao vivo, mas não a cores: é a preto e branco como os filmes do Charlot. Que coisa... quando se pensava que já se tinha visto tudo, eis que salta mais um "protocolo" da arca... dos tempos de Noé e sua bicharada. Coitado do Papa, depois de aturar a malcriadice do Trump, que até se sentou antes dele ter sequer conseguido puxar a cadeira, eis que tem que levar também com as noivas do Drácula enroupadas em Armani. Pobre Francisco. Pobre Igreja. Pobre RR e suas secções-socialite, do tipo "Sabia que...?"
  • 25 mai, 2017 14:06
    Enterro? Que jornalismo mais idiota! O véu é usado durante as missas também se que vocês não sabem! Bando de ignorantes! Vão estudar mais sobre a tradição católica vão!

Destaques V+