Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Azeite em pó. O Papa já tem e Marcelo também

24 mai, 2017 - 09:47 • Olímpia Mairos

Produto “da gastronomia molecular”, feito a partir de azeitonas do vale e encostas do rio Sabor, vale da Vilariça e Terra Quente transmontana, tem por alvo os mais exigentes apreciadores de azeite e seus derivados.

A+ / A-

Artur Aragão é um olivicultor de Alfândega da Fé. E também um sonhador. Gosta de inovar e criar produtos de qualidade capazes de atrair novos públicos.

É nesta linha que está a produzir azeite extra virgem em pó, destinado à cozinha ‘gourmet’. O azeite em pó é produzido a partir de azeitonas de qualidade oriundas do vale e encostas do rio Sabor, vale da Vilariça e Terra Quente transmontana.

“Trata-se de um produto da gastronomia molecular, aquela que os chefes de cozinha fazem em pequenas quantidades para finalizar os seus requintados pratos”, explica o produtor.

Artur Aragão sonhou e com os conhecimentos adquiridos num curso que fez em São Paulo, Brasil, começou a produzir e já tem o produto no mercado.

A fórmula para obter o azeite em pó “é simples”, diz Artur Aragão: “O azeite é desidratado, passando por um processo químico denominado ‘maltodextrina’, que se trata da hidrólise do amido ou da fécula”.

Este processo desenvolve-se numa espécie de “robô de cozinha, só que em tamanho industrial, e vai misturar essa maltodextrina com o azeite e ele vai ficar em pó”.

“Após esta mistura de ingredientes, são adicionadas plantas aromáticas que crescem no nosso território, tais como a erva peixeira, alecrim, orégãos ou rosmaninho”, acrescenta o empresário agrícola.

O que começou por ser uma experiência da “gastronomia molecular” tornou-se, agora, num produto “único” capaz de satisfazer o palato dos mais exigentes apreciadores de azeite e seus derivados.

Para já, foram produzidas cerca de 400 embalagens com diversos sabores e aromas que estão destinados a uma apresentação durante a Feira Nacional de Agricultura, que decorre em Santarém entre os dias 10 a 18 de Junho.

Sonhador e arrojado

O olivicultor foi arrojado e, aproveitando a peregrinação do Papa Francisco a Fátima, fez-lhe chegar um conjunto de quatro embalagens de vários sabores, destinado ao séquito papal.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi contemplado com a mesma unidade de azeite em pó da Casa Aragão.

“O mais importante neste produto é chamar a atenção do consumidor para as vantagens do azeite extra virgem e virgem, que se fale deste produto agrícola de grande potencial ou seja, criar um valor agregado ao azeite”, realça Artur Aragão.

O produtor lembra que “Trás-os-Montes é hoje a região com mais prémios de azeite”, e ao inovar e criar produtos novos, tendo por base o azeite, só quer “divulgar o nome da região e o azeite transmontano”.

“Costumo chamar a estes produtos “produtos ‘toc toc’” porque batem à porta e a porta abre-se e, com ele, vendemos outros produtos”, graceja.

Segundo o promotor do azeite em pó, este produto é ideal para finalizar partos de carne, peixe, massas e saladas.

Casa Aragão, uma Casa inovadora

Fundada em 1764, a Casa Aragão viu, desde sempre, o seu nome associado à produção e comercialização de azeite e nas últimas décadas à internacionalização.

No último ano produziu três milhões trezentos e oitenta e nove quilos de azeitona, que significaram mais de setecentos mil litros de azeite exta virgem.

Já colocou no mercado azeite com ouro comestível, o primeiro azeite biológico para crianças e outros produtos com o rótulo em Braile que se tornaram “inovadores”.

Os próximos produtos a sair para o mercado podem bem ser um caviar de azeite ou um chocolate de azeite. Produtos que, de resto, já estão em fase de experimentação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    25 mai, 2017 Santarém 22:45
    Mais mixórdia que talvez vá bem ao encontro da tal cozinha gourmet, para mim continua a valer o meu azeite quanto mais ao natural melhor, para outros vale mais o prático e nesse caso faz bem em explorar a oportunidade.
  • Paulo Henrique Machado
    25 mai, 2017 Fortaleza 02:08
    Gostaria de sugerir alterações no texto. Maltodextrina não é um processo químico, mas um produto químico que tem a propriedade de secar material com óleo, como no caso do azeite de oliva. Já não é novidade na cozinha molecular.

Destaques V+