Tempo
|
A+ / A-

​Lei marcial declarada no sul das Filipinas após confrontos com o Estado Islâmico

24 mai, 2017 - 02:24

Combates na ilha de Mindanao durante uma operação para tentar capturar o líder de um grupo radical islâmico.

A+ / A-

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, instaurou esta terça-feira a lei marcial na ilha de Mindanao. no Sul do país, após terem sido registados violentos confrontos entre as forças armadas filipinas e combatentes com ligações ao grupo extremista Estado Islâmico (EI).

"[O Presidente] instaurou a lei marcial [imposta por forças militares em caso de emergência ou de perigo, quando as autoridades civis não conseguem manter a ordem e a segurança] em toda a ilha de Mindanao", anunciou o porta-voz do chefe de Estado, Ernesto Abella, numa declaração feita a partir de Moscovo onde Rodrigo Duterte está em visita oficial.

Os confrontos ocorreram hoje em Mindanao durante uma operação para a detenção de Isnilon Hapilon, líder do grupo islamita Abu Sayyaf e o rosto nas Filipinas do EI.

Pelo menos um polícia morreu durante os confrontos ocorridos em Marawi, cidade maioritariamente muçulmana com cerca de 200 mil habitantes, segundo indicaram as autoridades filipinas.

Os combatentes extremistas atacaram um hospital durante os confrontos, precisou o chefe do Estado-maior filipino, o general Eduardo Ano, em declarações ao canal CNN Filipinas.

O grupo Abu Sayyaf, cuja base está situada na zona sul do arquipélago, tem sido responsável pelo rapto de centenas de filipinos e de cidadãos estrangeiros desde a década de 1990, exigindo o pagamento de elevados resgates.

Segundo os especialistas em questões de segurança, Isnilon Hapilon tem procurado unificar os grupos radicais filipinos que juraram fidelidade ao EI.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+