Tempo
|
A+ / A-

Será que é desta que recomeçam as obras na 2ª Circular?

23 mai, 2017 - 18:30 • Liliana Monteiro com Lusa

O vereador das Finanças da Câmara Municipal de Lisboa apontou para Junho a apresentação das conclusões da auditoria aos trabalhos na 2ª circular, adiados devido a um conflito de interesses.

A+ / A-

Veja também:


O impasse nas obras da 2ª Circular pode estar perto do fim. Com parte da obra iniciada em Julho de 2016, os trabalhos foram suspensos dois meses depois, em Setembro, devido a um conflito de interesses por parte de um projectista que também comercializa a mistura betuminosa que iria ser usada no piso.

O vereador das Finanças da Câmara Municipal de Lisboa (CML) apontou esta terça-feira para "os primeiros 15 dias de Junho" a apresentação das conclusões da auditoria ao processo. João Paulo Saraiva aproveitou para defender que "mais importante" do que os prazos" é "que o trabalho fique bem feito".

O autarca respondia a uma questão levantada pela deputada Cláudia Madeira, do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV), durante a sessão de perguntas à Câmara na Assembleia Municipal de Lisboa. Apontando que o vereador garantiu que "em Abril o inquérito estaria pronto", a deputada do PEV salientou que "até agora não há informações sobre essa auditoria".

Em Fevereiro, o vereador das Finanças apontou que a auditoria interna do município para averiguar eventuais conflitos de interesses no concurso da 2ª Circular, iniciada no final do ano, deveria estar concluída em Abril.

Na altura, falando numa reunião pública do executivo municipal (de maioria socialista), João Paulo Saraiva indicou que houve uma "certa dificuldade no arranque da auditoria", uma vez que a Câmara "foi à procura de um perito externo para que não houvesse dúvidas quanto à sua qualidade".

Em Setembro do ano passado, a CML anulou o concurso da 2ª Circular e abriu um inquérito para averiguar eventuais conflitos de interesses por parte de um projectista que também comercializa o material a ser utilizado. A decisão levou à paragem da obra num troço mais pequeno entre o nó do Regimento de Artilharia de Lisboa e a Avenida de Berlim, por a equipa ser a mesma.

"Foi constituído um júri com entidades externas ao próprio município, para fazer uma auditoria interna. Acho que essa auditoria vai, no fundo, confirmar aquilo que foi o relatório feito pelos serviços da câmara, de que efectivamente não havia possibilidades de prosseguir", indicou à agência Lusa o vereador do Urbanismo em Janeiro. Manuel Salgado admitiu na altura que a requalificação da 2ª Circular já não iria para a frente no actual mandato.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+