Tempo
|
A+ / A-

Detidas duas pessoas que terão lesado o Estado em 5 milhões com verbas do QREN

23 mai, 2017 - 16:05 • Liliana Monteiro

PJ desmantela fraude que passava pela sobrefacturação de máquinas e equipamento com vista ao inflacionamento de incentivos a receber no âmbito do QREN.

A+ / A-

A Polícia Judiciária (PJ) deteve duas pessoas e constitui outras 21 como arguidas, no âmbito da "Operação Inovar", que levou a cabo em parceria com o Ministério Publico.

A Renascença apurou que os detidos são uma mulher de 30 anos e um homem, advogado e empresário, de 54, ambos de Leiria.

Em causa está um esquema de fraude que se traduziria em sobrefacturação de máquinas e equipamento com vista ao inflacionamento de incentivos a receber no âmbito do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional).

O esquema terá lesado o Estado em pelo menos cinco milhões de euros, segundo a Renascença apurou junto de fonte policial, mas o montante poderá revelar-se superior.

As suspeitas em causa são dos crimes de fraude, desvio de subsídios e falsificação de documentos.

No âmbito da operação da PJ e do Ministério Público, foram realizadas 53 buscas nas áreas de Leiria, Coimbra, Lisboa e Porto, muitas delas a empresas, mas também outras de carácter domiciliário. Duas das buscas tiveram como alvo dois escritórios de advogados.

Em comunicado, a PJ avança que foram também realizadas duas buscas não domiciliárias na Alemanha.

A operação permitiu, ainda, que fossem apreendidos 14 veículos de gama alta, para além de diverso material relacionado com a prática da actividade criminosa em investigação.

Os detidos serão presentes ao Ministério Público para primeiro interrogatório judicial no Tribunal Central de Instrução Criminal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tusalusa
    27 mai, 2017 Leiria 09:32
    TODOS os projectos do QREN ou outro qualquer são sobrefacturados. mas TODOS! A PJ que investigues e peça preços para os mesmo equipamentos e compare com os que são facturados ao abrigos deste programas de incentivios e logo vem a "clientela" que arranjam para Alcoentre. .. Este advogado è apenas um que andava a dar muito nas vistas e a estragar o negocio a outros artistas mais "sérios".... toda gente ligada á industria e omércio sabe destes esquemas e das ofertas e prendinhas como carrros, viagens, apartamentos. Investiguem mas a sério porque quem paga é o contribuite.
  • 23 mai, 2017 16:55
    Senhor paulino entao aquele do ps que andou a roubar gravadores e agora tem cargo de tanta responsabilidade parce-lhe bem? O dr paulo morais fez-lhe a folha no facebook!
  • tugatento
    23 mai, 2017 Amarante 16:40
    Mais uma vez a classe profissional dos advogados no seu melhor: a corrupção. Estou a espera de ver o que lhe acontece. Façam-nos apodrecer na cadeia.

Destaques V+