Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polícia confirma que atacante de Manchester é um bombista suicida

23 mai, 2017 - 07:12

Ataque provocou 22 mortos, entre os quais crianças. A explosão deu-se no final de um concerto da artista Ariana Grande numa das maiores salas de espectáculo de Inglaterra.

A+ / A-
"Não queríamos acreditar no que estava a acontecer". Jovens descrevem ataque em Manchester
"Não queríamos acreditar no que estava a acontecer". Jovens descrevem ataque em Manchester

Veja também:


Terá sido um único homem a levar a cabo o ataque que, na segunda-feira à noite, matou 22 pessoas e feriu outras 59 à entrada da Arena de Manchester, onde tinha decorrido um concerto da artista Ariana Grande.

Segundo as últimas informações da polícia, transmitidas esta terça-feira de manhã aos jornalistas, o atacante terá morrido no local quando detonou o engenho.

“Acreditamos, nesta altura da investigação, que o ataque de ontem à noite foi levado a cabo por um homem. A prioridade agora é perceber se agiu sozinho ou como parte de uma rede”, afirmou o chefe da polícia de Manchester, Ian Hopkins.

“O atacante morreu no local. Acreditamos que tinha consigo um engenho explosivo improvisado, que depois detonou”, acrescentou na comunicação aos jornalistas.

Ian Hopkins adiantou ainda que há crianças entre as vítimas mortais e pediu a todos que tivessem informações ou imagens que possam ajudar na investigação, que as passem à polícia.

Esta terça-feira de manhã, a primeira-ministra britânica, Theresa May, preside à reunião da Comissão Cobra, que é accionada em situações de crise e inclui representantes de forças da polícia e de outras autoridades.

Segundo a governante, o incidente está a ser tratado como um atentado terrorista, sendo já considerado o mais mortífero na Grã-Bretanha desde Julho de 2005, quando quatro muçulmanos britânicos suicidas mataram 52 pessoas.

O ataque ocorreu na segunda-feira à noite, no final de um concerto de Ariana Grande. Um explosivo foi accionado à entrada da Arena de Manchester, uma das maiores salas de espectáculo de Inglaterra, num espaço onde muitos pais esperavam pelos filhos que saiam do concerto.

O recinto alberga 21 mil pessoas e estava cheio.

Responsabilidade por apurar

O ataque na Arena de Manchester ainda não foi reivindicado, mas algumas autoridades norte-americanas citadas pela agência Reuters comparam o sucedido aos ataques de Novembro de 2015, na sala de espectáculos francesa Bataclan.

Na altura, uma série de explosões em Paris provocou 130 mortos. O atentado foi reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico.

A Grã-Bretanha encontra-se no segundo nível de alerta terrorista – o nível “severo”, em que a ocorrência de um atentado é considerada como muito provável.

Todos os dias, a polícia antiterrorista britânica faz detenções relacionadas com suspeitas de actos terroristas.

Este "ataque bárbaro" não vai "semear o medo"
Este "ataque bárbaro" não vai "semear o medo"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • vitor lopes
    24 mai, 2017 sacavem . primeira loja pirtimao 10:35
    Só espero e desejo que o PNR Comece a captar o mais rápido possível apoiantes os que lá andam são crianças e sonhadores com a libertação dos traidores de Portugal. Um local para recrutar é junto das claques dos clubes em portugal. Não se pode tolerar que BE pcp ps Queiram alimentar gente com RIS com 2milhoes no banco milhares nos CTT a receberem fortunas com valentes carros onde já fazem fila indianos paquistaneses . Africanos que acabam de chegar . Quando os verdadeiros portugueses estao a ser comidos pelas finanças com coimas e multas ao qual já não teem pagar os impostos normais pelo seu estado de pobreza. Para quando um 1 de dezembro de [1640 ] para quando Pir favor prsestem muita atenção ao BE e ao pcp é altura de se fazer algo
  • Mário Guimarães
    23 mai, 2017 Lisboa 23:01
    Os amaricães (americanos eram os índios que foram exterminados no seu próprio território ,o verdadeiro holocausto e acusados de selvagens por tentarem defender-se.Os ingleses( amaricães originais )e franceses fizeram as Primaveras árabes pela Internet , bombardearam a Líbia ,e ainda a Síria e agora os povos desses países ripostam . Não têm aviões de combate ,não têm armas de destruição maciça ,não têm "napalm" ,mas têm maneira de reivindicar dentro do possível com camiões, com ca . Os amaricães em Angola financiaram e treinaram contra nós terroristas que agora chamam rebeldes. Vi os dois primeiros polícias portugueses em 1961 com o pescoço cortado à catanada e agrafado com "clips" de alumínio obra dos amaricães. Os soviéticos eram os sócios na altura. Combinaram os amaricães irem para o Egipto e os Soviéticos entraram primeiro em Angola. Os franceses apanham as migalhas(scavengers). Os judeus elegem todos os presidentes amaric ães .Ficaram com tudo o que era dos portugueses . Os portugueses ficaram apenas com o fitubol , pastorinhas cantorias baratas do Sobral e algumas telenovelas . Ficaram também com algumas telenovelas .Os ingleses e amaricães têm direitos que ninguém tem e são os maiores. Os árabes não têm direitos nenhuns . Ninguém disse "Je Suis Arabe".Os governantes franceses e ingleses não disseram aos seus concidadãos que andam a bombardear outros povos no escondido.Agora são vítimas?Na 2ª Guerra Mundial a "Résistance" também punha bombas aos alemães.
  • VIRIATO
    23 mai, 2017 CONDADO PORTUCALENSE 09:46
    Pronto...mais um dano colateral do necessário multi-culturalismo. A seguir vem a conversa do costume...a vida continua e os terroristas não vão conseguir desunir-nos...blá blá blá...faz-se mais um memorial com florzinhas e velas, os otários a chorar e esperar sem saber quando é que irá acontecer e aonde. Este é o resultado de mais um dano cultural do multi-culturalismo...22 mortos INOCENTES, alguns de CERTEZA de paizinhos que vêm com conversas a justificar o injustificável e a passar um pano sobre a barbárie que assola neste momento a Europa. O que é facto é que para grandes males grandes remédios. EXPULSÃO DOS SARRACENOS SALAFISTAS, quanto ao resto, continuo a dizer é bom que se acontecer no meu país, não seja um dos meus. Para bem...de muito traidor à pátria. Viva o Partido Nacional Renovador e viva Portugal e os verdadeiros Portugueses.
  • TUGA
    23 mai, 2017 lisboa 08:19
    A culpa é dos povos que votam em partidos que defendem a entrada de todo o lixo, que apoiam esses desmiolados que apoiam toda a escumalha que entra na europa. O deputado António Filipe do PCP apresentou uma proposta na assembleia para legalizar esse lixo que por aí vagueia, muito com contratos de trabalho comprados a empresas que só servem para isso. Portugal está paulatinamente a perder a sua identidade, onde moro fala-se mais crioulo que português. É o PLANO KALERGI em marcha, a culpa de bombas, assassinatos, de terrorismo é do povo, consente tudo e ainda anda com o lixo ao colo!!!! os criminosos do taxista são portugueses por decreto lei e quem lhes deu a nacionalidade vem agora hipocritamente lastimar a morte do taxista.

Destaques V+