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Governo quer escolas a trabalhar dificuldades específicas dos alunos

22 mai, 2017 - 18:57

O secretário de Estado da Educação considera que é preciso dar aos professores instrumentos para combater o insucesso escolar.

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O secretário de Estado da Educação, João Costa, garante que o Governo está a fazer tudo para promover o sucesso escolar.

Em reacção a um estudo que concluiu que o insucesso escolar no 1.º ciclo atinge cerca de dois terços dos concelhos portugueses, João Costa diz que “os instrumentos de maior flexibilidade e autonomia no desenvolvimento do currículo visam garantir que as escolas podem, em função das necessidades que identificam em cada aluno, trabalhar com maior intensidade algumas das dificuldades específicas”.

O estudo também conclui que a maioria dos professores acredita que a retenção é a melhor solução.

O secretário de Estado da Educação considera que é preciso dar a esses docentes instrumentos para combater o insucesso escolar.

“Estes professores, para além de serem os professores da amostra das escolas com retenção, aquilo que vamos vendo é que, na generalidade das escolas que visitamos, não é assim. Aquilo que é preciso ver é que instrumentos estas escolas precisam para poder fazer este trabalho, porque estes professores acreditam no insucesso por não verem outra alternativa”, sublinha João Costa.

O insucesso escolar no 1.º ciclo do ensino básico atinge cerca de dois terços (61,5%) dos concelhos portugueses e 14% das 3.886 escolas públicas deste nível, segundo um estudo divulgado esta segunda-feira.

Um total de 541 escolas públicas do 1.º ciclo de um total de 3.886 têm níveis de repetência superiores à média nacional, em todos os anos de escolaridade.

O estudo sobre retenção no 1.º ciclo em Portugal, da associação EPIS (Empresário pela Inclusão Social) foi realizado por Maria de Lurdes Rodrigues (coordenação), Isabel Alçada, João Mata e Teresa Calçada e será apresentado hoje em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian.

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