Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jerusalém

Trump é o primeiro a visitar o Muro das Lamentações enquanto Presidente dos EUA

22 mai, 2017 - 17:04

Os chefes de Estado norte-americanos e europeus têm até agora evitado este itinerário na zona oriental de Jerusalém, ocupada por Israel na Guerra dos Seis Dias de 1967, anexada em 1980, com a condenação das Nações Unidas, e que os palestinianos reivindicam como a sua capital.

A+ / A-
Trump, o primeiro Presidente dos EUA a visitar o Muro das Lamentações
Trump, o primeiro Presidente dos EUA a visitar o Muro das Lamentações

Donald Trump tornou-se esta segunda-feira o primeiro Presidente dos Estados Unidos a visitar o Santo Sepulcro e o Muro das Lamentações, lugares sagrados do cristianismo e judaísmo, na cidade velha de Jerusalém, lugar que a comunidade internacional considera território palestiniano.

Os chefes de Estado norte-americanos e europeus têm até agora evitado este itinerário na zona oriental de Jerusalém, ocupada por Israel na Guerra dos Seis Dias de 1967, anexada em 1980, com a condenação das Nações Unidas, e que os palestinianos reivindicam como a sua futura capital.

Trump fez questão de deixar um sinal de mudança, e poucas horas depois de chegar à região, visitou a cidade murada de Jerusalém, dirigindo-se em primeiro lugar ao Santo Sepulcro, que a tradição cristã situa como o local da crucificação, enterro e ressurreição de Cristo, que visitou acompanhado de representantes das igrejas ortodoxa grega, arménia e católica.

O Presidente norte-americano, a sua mulher, Melania, e a filha e genro, Ivanka e Jared Kushner, chegaram à basílica escoltados por religiosos, e depois deslocaram-se ao Muro, acompanhados pelo rabino Shmuel Ravinovich, responsável máximo por aquele local de culto, onde Trump rezou por uns instantes, ostentando na cabeça uma quipá (touca judia), e deixou entre as pedras um papel com um pedido, como estabelece a tradição.

Melania Trump e a filha do Presidente norte-americano rezaram no local do muro destinado às mulheres.

A praça que se abre ao Muro das Lamentações foi protegida com um grande painel e o acesso à mesma foi proibido horas antes da chegada da comitiva norte-americana.

O Presidente norte-americano declarou a visita à cidade velha como privada e fez questão de fazê-la sem o acompanhamento de quaisquer representantes do Estado israelita, incluindo o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

O ex-presidente norte-americano, Barack Obama, visitou o Muro das Lamentações ainda enquanto candidato presidencial, mas não o fez durante os oito anos de mandato. Bill Clinton visitou o local depois de deixar a Casa Branca e George H. W. Bush quando ainda era vice-presidente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • F Soares
    22 mai, 2017 A da Gorda 17:12
    E qual foi o pedido deixado ???? Que o FBI não investigue mais ! Agora é o supremo desejo do Donald...

Destaques V+