Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rui Patrício já tem estátua em Leiria. "Simboliza muito para mim"

22 mai, 2017 - 16:41

Figura do guarda-redes internacional português eternizada na sua cidade-natal.

A+ / A-

Rui Patrício não disfarçou a emoção, esta segunda-feira, durante a inauguração de uma estátua erguida em sua honra na cidade de Leiria.

O guarda-redes do Sporting, considerado o melhor do Euro 2016, ganho pela Selecção Nacional, vê, a partir de agora, a sua imagem eternizada na cidade da qual é natural.

"Quando entro em campo, Leiria também entra em campo", começou por dizer o internacional português, "orgulhoso pelo reconhecimento" do símbolo oferecido por Carlos Matos, emigrante português em França.

"Isto simboliza muito para mim. Obrigado à minha família, amigos e treinadores do Sporting. Sem eles não teria chegado aqui nem teria a minha estátua. Tudo se consegue com força e determinação, é preciso lutar pelos nossos sonhos", salientou ainda Rui Patrício.

Paulo Bento. "Esqueçam alguém que tenha mais mérito do que Rui Patrício"

Lançado por Paulo Bento na primeira equipa do Sporting na temporada de 2006/07, Rui Patrício conviveu largos anos com o treinador que, mais tarde, seria seu seleccionador nacional.

Paulo Bento marcou igualmente presença na cerimónia, destacando a total justiça e "mérito" do guarda-redes com esta homenagem.

"Tem uma capacidade de sofrimento e uma mentalidade muito forte e elevada para poder suportar uma pressão desde a primeira hora e um ambiente extremamente adverso na sua própria casa. Tudo o que se faça ao Rui é da mais elementar justiça. Há que realçar o mérito que teve para chegar aqui. Esqueçam alguém que tenha mais mérito do que ele. Está bem atribuído", assegurou.

Jaime Marta Soares. "Estátua define bem a classe de Rui Patrício"

Presente na homenagem, o presidente da mesa da assembleia-geral do Sporting, Jaime Marta Soares, destacou a valência pessoal de um guarda-redes de "sentimentos muito nobres".

"A estátua define bem a classe do Rui Patrício e é demonstrativa do valor humano do próprio Rui Patrício. Um homem de sentimentos muito nobres e humilde. Ele prefere actuar, ser um bom guarda-redes. Ele estará muito feliz. Os grandes atletas também são grandes homens. Este Rui Patrício, que é um dos melhores guarda-redes do mundo, vai continuar a dar muitas alegrias a Portugal e aos portugueses", disse o dirigente leonino.

João Vieira Pinto destaca "justa homenagem"

Presente em Leiria, em representação da Federação Portuguesa de Futebol, o vice-presidente João Vieira Pinto destacou a justiça da homenagem, bem como o carácter exemplar de Rui Patrício, no plano profissional e pessoal.

"É uma justa homenagem a um dos heróis nacionais [Rui Patrício]. Fui colega dele, tem tido um percurso exemplar, é um profissional exemplar. No Euro'2016 teve uma prestação enorme. Todos os jogos foram muito difíceis, mas passou sempre segurança e tranquilidade ao grupo. Foram defesas fundamentais para chegarmos ao sucesso e ainda tem muito para nos dar", salientou o antigo internacional português.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    22 mai, 2017 Moura 18:42
    Há heróis em todas as actividades profissionais e não só que se destacam pelo seu profissionalismo ou por actos por si praticados Ex. Atletas, Militares, Bombeiros, pescadores etc,etc, etc. e até há animais heróis que salvam vidas. O Rui é um grande atleta que foi um dos heróis do Europeu ao ser considerado o melhor guarda redes da Europa, e depois esta estátua foi oferecida por um particular que achou por bem homenagiar o Rui. Parabéns Rui !
  • Carlos Barros
    22 mai, 2017 Penafiel 17:44
    Qualquer um que saiba dar uns toques na bola, agora tem direito a estátua? País atrasado dos 3 FFF. Heróis são os bombeiros, polícias, pescadores...
  • Jose
    22 mai, 2017 Lisboa 17:43
    Grande Rui Patricio...estão recordados das grandes defesas no Europeu?E daquela monumental defesa logo de inicio contra a França? Grande estalo em todos que andaram a dizer mal..nos bezerros.

Destaques V+