Tempo
|
A+ / A-

Dia das Comunicações Sociais

“Jesus mostra que até as piores notícias podem ter leitura positiva”

22 mai, 2017 - 15:17 • Filipe d'Avillez

D. Pio Alves apresentou esta segunda-feira, na Renascença, a mensagem do Papa Francisco para o dia das Comunicações Sociais. Seguiu-se debate com Júlio Isidro e Graça Franco.

A+ / A-
O que pede o Papa aos jornalistas? Que vejam a realidade com os "óculos" certos
O que pede o Papa aos jornalistas? Que vejam a realidade com os "óculos" certos

D. Pio Alves disse esta segunda-feira que para além de tentar apresentar boas notícias, os jornalistas têm o dever de tentar encontrar leituras positivas mesmo das notícias aparentemente más.

Exemplo disto é o próprio Evangelho, considera o bispo que ainda preside ao secretariado das Comunicações Sociais da Conferência Episcopal Portuguesa, mas que em breve será substituído por D. João Lavrador.

“Não se trata, como é óbvio, de falsear ou inventar a realidade. Trata-se de ler a realidade ‘com os óculos certos’”, refere o bispo, citando termos usados pelo Papa Francisco na sua mensagem para o dia das Comunicações Sociais, que já foi divulgado Janeiro, mas que foi oficialmente apresentado esta segunda-feira, dia das Comunicações Sociais, no auditório da Renascença, em Lisboa.

Na sua mensagem, o Papa fala da responsabilidade e de cultivar as boas notícias, diz D. Pio, citando novamente a mensagem oficial: “Em Jesus Cristo), afirma o Papa Francisco, as próprias trevas e a morte tornam-se lugar de comunhão com a Luz e a Vida. Nasce, assim, uma esperança acessível a todos, precisamente no lugar onde a vida conhece a amargura do falimento”.

“E se até a morte não tem que ser má notícia o que é que não pode ter leitura positiva?”, conclui D. Pio.

Para o bispo auxiliar do Porto uma mensagem importante a reter do pontificado de Francisco é de que as imagens valem mais que as palavras, e dá exemplo. “O Papa Francisco fala do que sabe e do que pratica. Ainda há dias, entre nós, em Fátima, pontuou a sua mensagem com palavras – certamente! – mas, mais ainda, com gestos. Por exemplo: no dia 12, na Capelinha das Aparições, com um silêncio de cerca de oito minutos, trouxe muitas centenas de milhares de pessoas da euforia sensível ao recolhimento orante; no dia 13, na celebração da Eucaristia, o comovido abraço com a criança miraculada penetrou sensivelmente no coração da imensa assembleia.”

Graça Franco abriu o debate, sublinhando que os “óculos” a que o Papa se refere na sua mensagem não devem ser uma espécie de “spin” católico. “Estes óculos são para nós. Quem tem de rever a graduação somos nós. Parece que o Papa está a dizer que sofremos de alguma miopia que se resolve tendo bem presente comunicando que Deus morreu, ressuscitou, mas realmente está connosco. Nós temos realmente uma boa notícia a dar à nossa audiência.”

Recordando o exemplo de São Francisco de Salles, padroeiro do jornalismo, “Temos em cada tempo de ser suficientemente criativos, se a mensagem não passa de uma maneira, temos de a fazer passar de outra. Pequenas histórias. Foi assim que Jesus fez passar a sua mensagem.”

Em relação ao dilema entre transmitir boas ou más notícias e como as transmitir, Graça Franco diz que às vezes vale a pena educar a audiência e apontou para a capa do jornal “Público” de 14 de Maio, cuja primeira página era composta unicamente por boas notícias.

Júlio Isidro concluiu as intervenções, recordando que é necessário também dar más notícias quando elas são de facto notícia mas que “há uma coisa que nunca se deve fazer, é escarafunchar a dor”, considerou o veterano da comunicação em Portugal.

Júlio Isidro criticou ainda a noção de que os meios de comunicação devam dirigir-se ao “gosto médio” pois este, do seu ponto de vista, “é sempre o gosto abaixo da média”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fausto
    22 mai, 2017 Portugal colónia de Bruxelas 18:39
    É verdade. Não é ele que mesmo sem ganhar títulos diz que é sempre a "acarditar"?

Destaques V+