Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Solução para a Catalunha será sempre política, diz representante em Lisboa

22 mai, 2017 - 14:39

Reagindo a uma notícia sobre um alegado documento que prevê a declaração unilateral da independência da Catalunha, Ramon Font diz que o importante é manter o diálogo.

A+ / A-

A Catalunha pode declarar a independência de forma unilateral, caso o Governo espanhol não autorize o referendo.

A informação é avançada pelo jornal “El Pais”, revelando que a Generalitat terá ao seu dispor uma norma secreta para declarar a separação de Espanha de forma unilateral e imediata, caso o Governo de Madrid impeça a realização da consulta popular prevista para finais de Setembro.

Este projecto, mantido até agora em segredo, é conhecido como "lei de ruptura" e funcionará como Constituição provisória da Catalunha durante dois meses, até que o Parlamento regional ponha em marcha um processo constituinte.

Em declarações à Renascença, o delegado do Governo regional da Catalunha em Lisboa, Ramon Font, sublinha que, apesar desta notícia, o caminho a seguir pela Catalunha será sempre o do diálogo.

Ramon Font começa até por sublinhar que de acordo coma reacção na Catalunha, o documento em causa estará já ultrapassado

“Já li esta manhã e ouvi os porta-vozes a dizer que são documentos de trabalho que estão até ultrapassados. De qualquer maneira o que importa neste momento sublinhar é que o Governo da Catalunha insiste em querer estabelecer pontes de diálogo com o Governo espanhol para resolver um problema totalmente e iminentemente político.”

“Não há outras formas de resolver os conflitos políticos se não pela via política”, insiste.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+