Tempo
|
A+ / A-

Envelhecimento. As migrações ajudam, mas não resolvem o problema

22 mai, 2017 - 14:22 • José Pedro Frazão

O impacto das migrações nos planos demográfico e económico foi debatido no programa “Da Capa à Contracapa”, da Renascença, em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.

A+ / A-

As migrações ajudam mas não resolvem o problema do envelhecimento e a da baixa natalidade em Portugal. A tese está inscrita no estudo “ Migrações e sustentabilidade demográfica”, encomendado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) a um grupo alargado de especialistas em demografia, economia e segurança social, que será apresentado esta segunda-feira em Lisboa.

“O envelhecimento não é um mal. É uma coisa boa. Significa que quase todos nós vivemos muitos anos das nossas vidas cada vez com mais qualidade de vida e saúde. O envelhecimento é o melhor que a civilização nos trouxe, no sentido de vivermos todos até muito tarde”, ressalva João Peixoto, sociólogo, um dos coordenadores deste estudo.

O problema está na aceleração do ritmo de envelhecimento que, avisa Peixoto, traz desafios que têm que ser resolvidos, em especial porque muitos dos nossos modelos sociais baseiam-se em “índices de sustentabilidade potencial” (ISP) muito elevados.

“O ISP é o número de adultos em relação ao número de idosos. Neste momento temos em Portugal três adultos para cada idoso. Nos anos 1960, cito de memória, seriam cinco adultos por cada idoso. No futuro, serão dois ou um adulto por cada idoso. O que subverte completamente a nossa pirâmide de idades, o nosso mecanismo de segurança social e também os nossos jantares de Natal. Estávamos habituados a ter nas nossas mesas muitas crianças e o futuro não vai ser assim”, advertiu ainda o especialista no programa “Da Capa à Contracapa” da Renascença, em parceria com a FFMS.

Pressão sobre mercado de trabalho pedirá mais licenciados

O estudo debruça-se sobre o impacto económico de vários cenários demográficos, com ou sem contributo de migrações. Para manter a população total, Portugal precisaria de um saldo migratório positivo na ordem das 47 mil por ano nas próximas décadas. Nos últimos anos, esse valor líquido só foi atingido em Portugal nas últimas décadas no final dos anos 90 e no princípio do novo século. Em qualquer cenário, estima-se uma forte pressão sobre a população activa, aquela que está no mercado de trabalho.

“A população adulta vai começar a diminuir e as pessoas a entrar no mercado de trabalho serão cada vez menos e vão ser cada vez mais velhas”, observa João Peixoto para depois admitir que a entrada de migrantes não consegue resolver os problemas do envelhecimento.

“O número necessário de migrantes seria tão grande, sobretudo para combater a falta de população activa e para combater um nível demasiado elevado de envelhecimento no futuro, que não é apenas pela vertente de políticas ligadas com migrações que se poderão resolver os problemas da sociedade portuguesa”, diz um dos coordenadores do estudo.

João Peixoto defende uma aposta nas políticas de conciliação trabalho/ família, de igualdade de género, que permitam o aumento da fecundidade, ainda que, como anota este investigador, os imigrantes já contribuam com 10% dos nascimentos em Portugal. Também a formação dos portugueses é considerada prioritária tendo em conta uma previsível necessidade a curto prazo de licenciados no mercado de trabalho.

O problema também fornece soluções

Para outro autor do estudo, o economista Vitor Escária, do ISEG, a melhoria do clima económico português trará só por sim algumas soluções. “Parte do que aconteceu num passado recente foi a diminuição dos saldos migratórios positivos porque Portugal deixou de ser um sítio interessante para vir, porque não havia emprego.”

“Aumentamos a emigração e diminuímos a imigração porque não havia condições no mercado de trabalho”, sustenta este economista, que, fora da academia, aconselhou os primeiros-ministros José Sócrates e António Costa.

Vitor Escária argumenta que num cenário de crescente necessidade de recursos humanos no mercado de trabalho, a competição por esses recursos fará subir os salários, tornando Portugal como destino mais interessante. O economista acredita que o próprio mercado resolverá duas dimensões do problema.

“Se a economia se comportar desta forma e não existirem os recursos humanos, a produtividade terá provavelmente um comportamento diferente do passado. Com menos recursos há mais incentivos para investir em capital que permita ter melhor produtividade do que no passado. Por outro lado, existindo mais competição pelos recursos humanos disponíveis, isso gerará acréscimos de condições de trabalho que tornarão mais interessante a quem antes pensaria sair de Portugal para que deixe de sair e a quem está no exterior, que considere Portugal como um destino potencial para vir trabalhar”, explica o economista.

Para Vitor Escária, o ajustamento da produtividade e dos salários pode ser feito logo a partir do próprio agravamento do problema, sem esperar pelos efeitos das políticas entretanto desenvolvidas.

Da mesma forma, Maria Teresa Garcia, professora do ISEG e autora do capítulo do estudo dedicado à Segurança Social, recomenda alguma monitorização da “sensibilidade” do sistema na relação entre população activa e reformada. “ Não significa que a população reformada esteja destinada a ser reformada mais tarde. A idade cronológica nem sempre é a idade real”, assinala a especialista em pensões.

Em política que resulta não se mexe

Como manter as portas abertas para suprir este problema? O sociólogo João Peixoto defende que basta manter a estratégia política seguida pelos decisores políticos ao longo dos últimos tempos.

“Recomendaríamos manter uma política controlada mas aberta, atractiva, em relação à imigração estrangeira. Manter intactas todas as excelentes políticas na área da integração dos imigrantes que têm existido em Portugal com um assinalável consenso políticos nas últimas décadas. Esquerda e direita têm sido exemplares em fazer uma boa gestão política da integração dos estrangeiros em Portugal”, defende um dos coordenadores do estudo encomendado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • matilde
    25 mai, 2017 faro 09:18
    Como podem resolver o problema se esta porcaria de governo que diz o desemprego baixou mas é por aqueles que por força dos cursos que tiraram e não lhes é dada a oportunidade de trabalho nesta miséria de país são obrigados a emigrar então estes parvos do governo que se calem assim como dizem que repõe vencimentos e aumenta o consumo das famílias grande mentira! aumentam impostos, bens de 1ª necessidade etc., com os incentivos à emigração dos novos aqueles que com mais idade deixaram de receber o sub.desemprego por expirou o seu tempo claro cantam vitória desce o desemprego calem-se seus grandes burros
  • josé Gomes L
    22 mai, 2017 Lisboa 22:51
    Estes migrantes que a geringonça tanto se esforça para trazer para cá, não passam de pessoas que apenas esperam casa, casa mobilada, subsídios, e até como já aconteceu, empregadas de limpeza se não atiram o lixo pela janela. Ao contrário dos portugueses que estão na Venezuela, porque a geringonça não lhes dá apoio??? Porque os portugueses da Venezuela nunca votarão em partidos de esquerda.
  • Isabel
    22 mai, 2017 19:40
    oproblema é mm a gestao no nosso pais.quem trabalha ve o seu ordenado a ficar reduzido a metade.revejam os escaloes todos¡nao existe incentivos.so os que estao no estado e os que nao trabalham é que tem.direito a tudo.
  • 22 mai, 2017 Lisboa 16:57
    MATIAS - Obrigado pelo esclarecimento!!....., não sabia que o KALERGI era de esquerda!!! O que esta gente pretende á a diminuição dos nacionalismos e assim evitar a resistência à globalização que não é mais que criar um governo mundial orientado pelas elites judaico/maçónicas donas da grande finança mundial. a ÚE é o balão de ensaio. MATIAS o fanatismo cega as pessoas.
  • ZeCarlos
    22 mai, 2017 Coina 16:13
    O problema demográfico não se combate com migração de terceiro-mundistas iletrados a menos, claro, que o que se pretenda sejam escravos para fazer o trabalho dos meninos mimados europeus. Querem fazer o país crescer? Acabem com o "planeamento" familiar e com o financiamento público do aborto e, muito importante, que implementem verdadeiros incentivos à natalidade em vez de atirar areia para os nossos olhos.
  • Zeferino
    22 mai, 2017 Lisboa 15:58
    O que prende os portugueses ao Pais,familia ,amigos,bens,economia,integraçao social e no trabalho.O que os leva a imigrar é sobretudo baixo nível de vida , os bens nada valerem,,as perspetivas profissionais baixas ou nenhumas, e a mais valia que constitui o salto para economias mais desenvolvidas , acolhedoras e doutra dimensão que eventualmente lhes permitem satisfazer as suas aspirações empresariais,economicas,investigaçao,aprendizagem ou outras.Se não houver crescimento a sério a contraçao demográfica é uma inevitabilidade e regressaremos aos 6 milhões a medio prazo e aos 3 milhões a longo prazo.
  • Matias
    22 mai, 2017 Aveiro 15:47
    Cada vez mais desconfio que estes estudos são patrocinados pela esquerda de forma a legalizar a entrada de refugiados, cabo-verdianos. guineenses, indianos, chineses e toda a escória humana parecida! E assim vai Portugal, que troca jovens de raça lusitana enviando-os para o exterior, por raças que não interessam a ninguém. Se é assim o plano de futuro português, mais vale fugir enquanto é tempo. Na minha opinião, as únicas nacionalidades que não sejam do 1 mundo a ter direito a trabalhar em Portugal, deveriam ser os ucranianos, polacos, brasileiros bem seleccionados e basta! ah... e arranjar maneira de correr com a ciganada que temos por cá!...
  • CAMINHANTE
    22 mai, 2017 LISBOA 15:42
    Os anteriores governantes, na sua sanha de empobrecimento dos cidadãos a qualquer custo, num fanatismo ideológico e de culto do chefe -, marimbaram-se para o problema, disseram alto e em bom som que a juventude deveria sair da sua zona de conforto e emigrar... insistiram ( e ainda insistem os mesmos actores) nos salários baixos e precários... acham que isto é uma aposta na melhoria demográfica???
  • VIRIATO
    22 mai, 2017 CONDADO PORTUCALENSE 15:36
    Sabem porque razão querem eles imigrantes a granel no nosso país?...a resposta está no facto, que os imigrantes que entram no nosso país não são qualificados e por isso são mão de obra barata que vai fazer com que as grandes empresas não tenham que pagar a Portugueses um salário maior para fazer face ao seu nível de vida. Para além disso, estes imigrantes trazem também consigo mais pobreza, para a acrescentar à que já existe. Os passos coelhos da vida, não dizem inocentemente para os nossos filhos com elevado grau académico emigrarem...não, faz parte da estratégia destes parasitas, da tal livre circulação selvagem de pessoas e bens no espaço da U.E., que vai servindo as alemanhas e franças que com a nossa emigração qualificada eles próprios também, poupam no pagamento de salários que os franceses e alemães se recusam a auferir por causa do seu elevado nível de vida. Depois disto tudo há as zaras, as primarks, hm´s e podia estar aqui o resto da tarde a enumerar e a nomear as empresas agiotas que através dos bangladeshs, das malásias, dos vietnames, das singapuras, dos palops e outros mais, enriquecem e acumulam riqueza e depois fogem com ela para os paraísos fiscais... e o povo continua entretido com futebóis, telenovelas e os big bros que impestam e inundam as mentes dos povos...e eles a encherem os bolsos. Viva o nacionalismo Português e viva Portugal
  • Luis Bras
    22 mai, 2017 Abrunheira 15:31
    Os Hospitais estão a tratar desse assunto, mas não pode ser tudo de uma só vez. (Ps: não estou a ser irónico, com pena minha)

Destaques V+