Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo "dá" 20 milhões de euros para a Marinha. "É pouco, é aquilo que é possível"

21 mai, 2017 - 19:36 • Isabel Pacheco com Lusa

Ministro da Defesa elege o combate ao tráfico como uma das “grandes responsabilidades” da Marinha.

A+ / A-

Em ano estratégico de alianças com a NATO e com a União Europeia, o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, anuncia um reforço orçamental de 20 milhões de euros. O anúncio foi feito em Vila do Conde, durante as comemorações dos 700 anos da Marinha Portuguesa.

"É pouco, é aquilo que é hoje possível”, reconhece o ministro.

A assinatura do contrato de construção de duas novas embarcações de salva vidas e a construção em curso de dois navios patrulha oceânicos, previstos para 2018, foram alguns dos novos recursos destacados por Azeredo Lopes.

O governante lembrou ainda que o país quer estender a Plataforma Continental e que tal extensão depende "da preservação e melhoria das capacidades de fiscalização e vigilância, de salvamento marítimo e de combate quer aos tráficos ilícitos de vidas humanas, de droga e de armas quer à pirataria".

"É fundamental, por isso, estarmos preparados nas águas deste mar português. É imperativo que sejamos capazes de responder globalmente no quadro das nossas alianças a estes flagelos que constituem uma nova e muito séria ameaça a nível europeu, mas também a nível global", sublinhou.

Azeredo Lopes também classificou de "valor incalculável" o esforço das forças nacionais destacadas, no âmbito de alianças nas Nações Unidas, na União Europeia, na NATO e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

“Nos encontros que tenho tido com os meus congéneres de distintos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é-me muito grato verificar como neste domínio e em relação à Marinha são sempre reconhecidas a Portugal e à Marinha portuguesa competência e capacidades exemplares", acrescentou.

As comemorações do Dia da Marinha regressaram este ano ao norte onde reuniu mais de 1.200 militares em terra e no mar, em Vila do Conde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+