Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Peregrinação junta 60 imagens de Nossa Senhora em Soutelo

21 mai, 2017 - 11:00 • Isabel Pacheco

Celebração do movimento apostólico Shoenstatt realiza-se sempre no terceiro domingo de Maio. É o “ponto de encontro de todas as ‘mães peregrinas’ que existem na diocese” de Braga.

A+ / A-

Mais de 60 imagens da chamada “mãe peregrina” reúnem-se este domingo em Soutelo, Vila Verde, para a peregrinação anual na arquidiocese de Braga do movimento apostólico Shoenstatt.

A procissão vai partir às 15h30 da Igreja Paroquial de Soutelo para o Santuário da “Casa Jardim de Maria”, onde deverá chegar pelas 16h00. Aí será celebrada missa depois da consagração das famílias ao Imaculado Coração de Maria.

João Moura, do conselho diocesano da família, diz à Renascença que se trata de “uma pequena capelinha”, feita à semelhança da primeira que foi construída em Shoenstatt, na Alemanha, onde o movimento nasceu em Outubro de 1914.

A peregrinação, que se realiza sempre no terceiro domingo de Maio, é o “ponto de encontro de todas as ‘mães peregrinas’ que existem na diocese”, explica aquele responsável. As imagens são pequenas reproduções da capela original, com a imagem de Nossa Senhora.

Estes “pequenos santuários” encontram-se distribuídos pelas paróquias: “cada uma dessas imagens está confiada a um missionário, ou missionária, que é responsável pela gestão dessa imagem junto das famílias”.

A ideia é que a “mãe peregrina” visite, abençoe e conceda graças às famílias, por isso “cada imagem visita 30 lares durante o mês, está 24 horas em cada casa para que as pessoas façam as suas orações”, explica João Moura.

A peregrinação deste domingo é chamada a “festa da Rainha da Família”, e a procissão “faz parte da peregrinação”, em que “as famílias que recebem as imagens em casa ao longo do ano acompanham-nas agora até ao Santuário, para receberem graças especiais”. Há 26 anos que é assim, reunindo largas centenas de pessoas.

O movimento de Shoenstatt nasceu na Alemanha há 102 anos, e está hoje nos cinco continentes. Em Portugal há quatro santuários, em Braga, Porto, Aveiro e Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+