Tempo
|
A+ / A-

Costa não está “descansado” com as boas notícias da economia

19 mai, 2017 - 23:08

“Se a bicicleta está a andar, nós temos de continuar a pedalar para ela continuar a andar”, disse o governante.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, diz que "as boas notícias" sobre a economia portuguesa não o fazem "ficar descansado" porque "se a bicicleta está a andar" tem de se "continuar a pedalar".

"O país tem tido felizmente nos últimos tempos boas notícias em matéria de evolução da sua situação económica. Neste primeiro trimestre do ano crescemos como há muito tempo não crescíamos. Tivemos o défice mais baixo desde que somos um país democrático. Mas não podemos ficar descansados. Temos de encontrar ânimo acrescido para fazer mais e melhor. Se a bicicleta está a andar, nós temos de continuar a pedalar para ela continuar a andar", disse.

António Costa, que falava em Gondomar na cerimónia de lançamento da primeira pedra do interceptor do rio Tinto afirmou que para Portugal continuar a crescer, o país tem de aumentar o investimento dando condições ao investimento privado e acompanhando-o de investimento público.

"Por isso, demos prioridade à execução dos fundos comunitários", disse António Costa, enumerando de seguida os "investimentos de qualidade" que disse ter testemunhado hoje ao longo do dia num programa que teve início em Vila Nova de Gaia e terminou em Gondomar, com passagens pela Maia, Lousada e Porto.

O primeiro-ministro também se confessou "um férreo defensor da descentralização", considerando-a "a pedra angular de uma verdadeira reforma do Estado".

"Quem está mais próximo das pessoas e mais próximo dos problemas tem uma maior capacidade de resolver os problemas do que quem está à distância. Ao Estado o que é do Estado, aos municípios o que é dos municípios, às freguesias, o que é das freguesias", defendeu o primeiro-ministro num local onde assinalava o lançamento de um projecto que é partilhado pelos concelhos de Gondomar e Porto, num investimento superior a nove milhões de euros.

"Se todos tivermos mais recursos para fazer o que cada um está em melhores condições de fazer, seguramente o país fica em melhores condições e terá uma administração pública mais eficiente, menos burocrática e que presta melhor serviço às populações", concluiu.

Depois da cerimónia em Rio Tinto, António Costa ainda participou na sessão de abertura dos Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar que junta de hoje a domingo, em Gondomar - Cidade Europeia do Desporto em 2017, cerca de 2.800 atletas, quase 300 professores e 408 alunos voluntários.

Serão disputadas 14 modalidades desportivas em 16 locais diferentes de competição, estando representadas todas as regiões do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jorge
    20 mai, 2017 cuba 17:26
    O bla´blá blá está pegado no país do faz de conta que está tudo bem. Que leis foram feitas para o que está a melhorar no país? Cada vez dou mais razão que o anterior governo mais a troika são os responsáveis por isso. Estes xuxalistas só estão preocupados em manter-se no governo e caçar mais votos com um discurso fácil, que ataca o próximo o PSD E esquecem-se e fazem os portugueses esquecer que estiveram no poder quando foi preciso vir a troika governar junto com o PSD / CDS. Nesse aspeto o Pedro Passos Coelho teve um erro crasso, pois deveria ter convidado os xuxalistas para governar conjuntamente com PSD e a troika, que agora os xuxalistas não tinham tanta garganta e mau feitio.
  • Eborense
    20 mai, 2017 Évora 10:07
    Claro que não está descansado. Ele sabe que isto é só folclore para "carneiro" aplaudir e que a factura virá mais tarde.

Destaques V+