O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
A+ / A-

Cinema. Festival de curtas esgota salas em Nova Iorque

19 mai, 2017 - 22:31

O vencedor do festival é a curta-metragem "Carga", do realizador Luís Campos.
A+ / A-

A sétima edição do NY Portuguese Short Film Festival, evento organizado pelo Arte Institute em simultâneo em Nova Iorque e Cascais, encerra hoje à noite com sessão esgotada e o anúncio da curta-metragem vencedora, "Carga", de Luís Campos.

"O festival saldou-se com grande sucesso. O primeiro dia, no Lincoln Center, esgotou cinco dias antes numa sala com lotação para 140 pessoas e os filmes foram muito bem recebidos por um público de diversas nacionalidades", explicou à Lusa a directora do Arte Institute, Ana Ventura Miranda.

Segundo a responsável, a segunda noite, que acontece no Tribeca Film Center e no Cinema da Villa em Cascais, "também já tem casa cheia".

A organização anunciou que o vencedor do festival é a curta-metragem "Carga", do realizador Luís Campos.

O filme conta a história de dois jovens que vivem numa vila piscatória e são forçados a fazer parte no tráfico de substâncias ilícitas. Quando o mais velho começa a preparar um plano de fuga, o mais novo tem de lidar com as adversidades de ser deixado para trás.

O New York Portuguese Short Film Festival foi o primeiro certame de cinema português nos Estados Unidos e, à semelhança do que aconteceu em anos passados, terá várias edições à volta do mundo. Nos últimos anos, o festival passou por cinco continentes.

"O NY Portuguese Short Film Festival tem sustentadamente levado o cinema português a mais de 20 países e 43 cidades e tem tido um papel fundamental na internacionalização destes novos realizadores e na difusão internacional das curtas metragens nacionais", disse Ana Ventura Miranda.

Os filmes deste ano foram escolhidos por um júri composto por figuras do meio cinematográfico português, brasileiro e americano, como os realizadores Rúben Alves e Don Cato ou o organizador do Sao Paulo International Short Festival Director Márcio Miranda Perez.

Foram seleccionados dez filmes: "Echoes of Fado", de Yuri Alves, "Carga", de Luís Campos, "The Wood Carver", de João Vasco, "The Fear Installation", de Ricardo Leite, "You", de Hugo Pinto, "A Room in Lisbon", de Francisco Carvalho, "Alvanéu", de André Santos, "Manuel", por Bruno Carnide, "The Amazing Ordinary Man", por Paulo Portugal e "Ribbon Tooth", de Sara Gouveia.

Foram ainda mostradas as curtas convidadas "A Long Day", de Sergio Graciano, e "Once Upon a Thread", de Patrícia Figueiredo.

O NY Portuguese Short Film Festival aconteceu pela primeira vez em Junho de 2011 e é uma iniciativa do Arte Institute, uma organização sediada em Nova Iorque que divulga a cultura contemporânea portuguesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.