Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Moody’s espera crescimento mais moderado em 2018

19 mai, 2017 - 10:48

A Moody’s aponta para o abrandamento do PIB, de 1,7%, este ano, para 1,4%, no próximo. Já o Governo acredita que vai aumentar para 1,9%.

A+ / A-

A agência de notação financeira Moody’s está mais pessimista que o Governo para 2018 e espera um crescimento mais moderado e subida do défice, segundo se lê no relatório anual da agência para Portugal, divulgado esta sexta-feira.

A Moody’s aponta para o abrandamento do PIB, de 1,7%, este ano, para 1,4% no próximo. Já o Governo acredita que vai aumentar para 1,9%.

O défice deverá ficar nos 2% em 2018, o dobro das previsões do Executivo que espera uma descida para 1%.

Ainda assim, a agência admite que a consolidação orçamental em curso e a aceleração da redução da dívida podem beneficiar o "rating", que neste momento continua a ser considerado lixo.

Mas esta é uma moeda com duas faces, se o Governo perder o apoio político para as medidas “orçamentais prudentes” ou mostrar sinais de abandono da consolidação orçamental, vai penalizar o "rating".

Ouvido esta manhã pela Renascença sobre estes números, Vítor Bento relativiza a diferença de visões: "É natural que os Governos tenham sempre uma perspectiva mais optimista, porque têm interesse em influenciar favoravelmente as expectativas. Por isso as previsões governamentais têm de ser vistas sempre com um grão de sal, porque têm sempre um enviesamento no sentido do optimismo – aliás, é por isso que se defende que as previsões usadas para o orçamento não sejam do Governo mas de entidades independente."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Estas agencias
    19 mai, 2017 Lx 15:37
    E os seus "espertos" deveriam voltar à Universidade e realizarem novas provas para serem formados! Isto não são agencias crediveis mas antros de bestialidades!
  • Diogo
    19 mai, 2017 Funchal 12:41
    Estas agências de notação, quais abutres à procura de se jogarem à carcaça em potencial, não perdem uma oportunidade para interpretarem o papel de coveiros da nação. Quando é que será que nos livramos desta praga?
  • Jorge
    19 mai, 2017 Sintra 12:29
    A azia das agências de rating". Têm saudades dos resgates! Maldito neoliberalismo pró-capitalista e antissocial...

Destaques V+