Tempo
|
A+ / A-

Venezuela. Companhias aéreas admitem colocar tripulações fora do país

19 mai, 2017 - 01:44 • Ana Carrilho

Para já, a TAP faz três voos semanais, mas teve uma quebra de procura de 50% nos primeiros meses do ano.

A+ / A-

As tripulações dos voos para a Venezuela ficam em hotéis perto do aeroporto de Caracas e já não vão para o centro da cidade, onde ocorrem manifestações e distúrbios.

Devido à crescente instabilidade no país - e sobretudo na capital - as companhias aéreas, nomeadamente a TAP, reforçaram as medidas de segurança: as tripulações pernoitam perto do aeroporto e são aconselhadas a não sair do hotel.

Estas medidas foram reveladas à Renascença por Miguel Silveira, presidente da Associação Portuguesa de Pilotos de Linha Aérea (APPLA).

O líder da APPLA frisou também que as companhias têm cuidados redobrados e seguem as orientações das associações internacionais do sector.

A evolução dos acontecimentos é permanentemente acompanhada e Miguel Silveira refere que foi informado que a companhia aérea nacional está a ponderar pôr as tripulações a pernoitar fora da Venezuela em caso de agravamento da instabilidade social.

A TAP é das poucas empresas de aviação que continua a assegurar voos para Caracas e a nível europeu só tem a companhia da Iberia.

A companhia nacional faz três voos semanais, mantendo o compromisso em relação à enorme comunidade portuguesa.

No entanto, o porta-voz da TAP, André Serpa Soares, revela que nos primeiros quatro meses deste ano a procura caiu 50%, o que, a prazo, poderá levar a TAP a avaliar se continua a garantir a mesma frequência de voos.

O Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, continua a fazer retenção das receitas das companhias aéreas estrangeiras. À TAP, a Venezuela deve mais de 100 milhões de euros. Por isso, o ano passado a companhia aérea adoptou outra estratégia: a emissão de passagens para os voos da Venezuela é feita fora do país por forma a que a receita não fique retida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Humberto Pontes
    20 mai, 2017 Canhas, Madeira 00:27
    Relativamente aos voos da Europa a Venezuela, para além da TAP e Iberia, também a Air Europa e a Air France continuam a voar para Caracas. Cumprimentos, Humberto Pontes

Destaques V+