Tempo
|
A+ / A-

Segurança na net. Sim, faz sentido tapar a câmara do portátil

17 mai, 2017 - 12:32

Entidades de todo o mundo foram, há poucos dias, vítimas de um ataque informático que as deixou reféns dos “hackers”. Sabia que os antivírus resolvem menos de metade dos problemas?

A+ / A-
Ouça a entrevista a Pedro Veiga, presidente do Centro Nacional de Cibersegurança na Manhã da Renascença

Veja também:


É daquelas pessoas tapa a câmara do portátil por razões de segurança? Há quem diga que é um exagero, mas o presidente do Centro Nacional de Cibersegurança discorda e confessa: “eu faço isso”.

Pedro Veiga admite, na Renascença, que tem “um sticker” colado “em cima da câmara, que tem uma janelinha. Normalmente está fechada”. E acrescenta sem hesitar: “Recomendo esta prática”.

Mas não são só os computadores portáteis que têm câmaras. Também as “smart TV” e os tablets vêm assim equipados.

“Já foram reportados problemas”, avança o especialista, e não só nas câmaras como no microfone.

“Entra um vírus no nosso equipamento e activa a câmara e/ou o microfone e podem ouvir o que se está a passar na nossa casa”, alerta.

“As pessoas têm de estar cientes de que vivemos numa sociedade cada vez mais dependente das tecnologias e é preciso ter um novo elenco de cuidados para resistir”, realça.

Neste Dia Mundial da Internet, o presidente do Centro Nacional de Cibersegurança foi o convidado da Manhã da Renascença, onde se falou também do recente ataque informático conhecido por “ransomware” (caracterizado por um pedido de resgate por parte dos piratas, para que os dados da vítima lhe sejam devolvidos).

“Todas as pessoas deviam estar atentas porque estes ataques deste tipo ‘ransomware’ – que são apenas uma parte de muitos outros ataques que existem – são permanentes e é de esperar que se venham a acelerar”, avisa.

Portugal foi dos países menos prejudicado pelo ataque de sexta-feira, dia 12. “O impacto foi mínimo comparado com outros países”, afirma Pedro Veiga, admitindo que “a particularidade” de ser dia de tolerância de ponto terá ajudado.

Ainda assim, “o factor decisivo foi a boa preparação, na área de segurança a prevenção” que os sistemas públicos tinham.

Para tal, lembra, é fundamental a constante actualização do software. E atenção: os antivírus não conseguem detectar todos os problemas.

“Os antivírus neste momento, mesmo os pagos, só conseguem detectar em média 30% dos problemas informáticos que existem”, afirma o especialista, adiantando que “há muitos antivírus grátis eficientes”. Contudo, como os outros, “só resolvem 30% dos problemas, pelo que é preciso estar atento a outras dificuldades que estão a surgir e a transfigurar-se permanentemente”.

Se, há uns anos, os criminosos recorriam muito às chamadas “cartas da Nigéria” (em que alguém pedia ajuda para receber uma herança, por exemplo), hoje, “o nível de sofisticação é impressionante e é preciso ter cultura e conhecimentos”.

Recomendações que nunca é demais lembrar

Pedro Veiga recorda os cuidados a ter:

- Nunca abrir e-mails (não é só o link no seu interior) de proveniência desconhecida ou duvidosa. “Às vezes parecem ter credibilidade, é um problema que não conseguimos ultrapassar para já”.

- Ter os sistemas sempre actualizados. “Este vírus [s sexta-feira] não entrou nos sistemas que estavam actualizados”.

- Fazer cópias de segurança frequentes: “se o nosso sistema bloquear ou tiver uma avaria – esta recomendação das cópias de segurança é também apara avarias que às vezes os equipamentos têm – devemos fazer cópias de segurança frequentes para discos externos ou sistemas de ‘cloud’ que hoje existem”.

O presidente do Centro Nacional de Cibersegurança é também um dos convidados do programa Em Nome da Lei, emitido na Renascença no sábado, entre as 12h00 e as 13h00.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio
    17 mai, 2017 Condeixa 17:32
    Jonas Oliveira, ate lhe digo mais, iriam ficar bastante desiludidos se vissem as coisas que faco...
  • jonas oliveira
    17 mai, 2017 porto 16:53
    podem dar um exemplo do problema da câmara do portátil não estar destapada? podem-me ver a tirar as caatotas do nariz? obg.

Destaques V+