Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bloco quer 1,2 mil milhões para baixar o IRS nos próximos dois anos

16 mai, 2017 - 15:50

Catarina Martins afirma que a intenção é “desfazer a enorme injustiça criada por Vítor Gaspar”, quando o então ministro das Finanças reduziu os escalões do IRS para cinco em vez de oito.

A+ / A-

A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, quer negociar com o Governo o valor de 600 milhões de euros no Orçamento do Estado para 2018 para baixar o IRS “e outro tanto” no Orçamento para 2019, num total de 1,2 mil milhões de euros a distribuir pelos próximos doisexercícios.

Em entrevista à “Sic Notícias”, esta terça-feira, a líder do Bloco afirmou estar a “estudar” a questão com o Governo.

“Achamos que é preciso uma despesa fiscal em criação de escalões próxima dos 600 milhões de euros, no mínimo, para este Orçamento, outro tanto no próximo, para podermos desfazer aquilo que foi a enorme injustiça criada por Vítor Gaspar”, afirmou.

Catarina Martins sublinhou que “é preciso aumentar a progressividade”, apontando como prioridade o primeiro e segundo escalões.

“Estamos a falar de rendimentos até aos 20 mil euros brutos por ano”, apontou.

No Governo do PSD-CDS/PP, o antigo ministro das Finanças Vítor Gaspar baixou em 2013 o número de escalões de IRS de oito para cinco, uma medida que ficou conhecida como o “enorme aumento de impostos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J.P
    16 mai, 2017 Porto 16:55
    Pois o dinheiro que se enterrou nos bancos, e aquele que fugiu para paraísos fiscais,dava para tirar da miséria muita gente...

Destaques V+