Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump terá partilhado “informação secreta” com a Rússia

16 mai, 2017 - 00:22

A notícia está a ser avançada pelo Washington Post. O secretário de Estado norte-americano já negou.

A+ / A-

O Presidente norte-americano Donald Trump terá partilhado informação “altamente secreta” com o ministro dos Negócios Estrangeiros e com o embaixador russo em Washington durante uma reunião na semana passada.

A informação está a ser avançada pelo jornal Washington Post, que cita várias fontes próximas da Casa Branca.

Segundo o jornal, as informações seriam relativas ao autoproclamado Estado Islâmico. Os dados terão sido fornecidos por um "aliado" que não autorizou a divulgação da mesma.

O diário escreve ainda que depois da reunião, oficiais da Casa Branca tentaram conter os danos através da CIA e da Agência Nacional de Segurança.

Mas Secretário de Estado norte-americano nega que tenham sido partilhadas quaisquer informações confidenciais. Rex Tillerson garante que não foram discutidas “fontes, métodos ou operações militares” na reunião com o ministro russo dos Negócios Estrangeiros.

“O artigo é falso”, afirmou também o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, o general H.R. McMaster, que assegurou que Trump não revelou “fontes, métodos ou operações militares” a Sergei Lavrov.

O encontro entre Donald Trump e Sergei Lavrov ocorreu na Casa Branca a 10 de Maio.

A reunião de Trump com os enviados russos aconteceu um dia depois de o Presidente norte-americano ter despedido o diretcor do FBI, James Comey, que liderava uma investigação a uma alegada coordenação da campanha eleitoral de Trump com o Kremlin.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    16 mai, 2017 Cacém 06:54
    "Informações altamente secretas", onde? O "Eternal Blue", desenvolvida pela NSA permitia "entrar" nos computadores e alterar os ficheiros. A Rússia foi afetada, pelo "recente ataque" informático, o que significa que "antes do ataque", a NSA "podia examinar, analisar e alterar" os ficheiros russos. É preciso um desenho? Nos dias de hoje a dificuldade é ter gente "suficiente" para poder ler "todas" as "Informações altamente secretas".
  • Armindo Oliveira
    16 mai, 2017 Vila Nova de Famalicão 02:59
    Partilhado informações "altamente secretas" relativas ao Estado Islâmico. Então eles não se dizem aliados neste tema? Mais vale moderar melhor a formalização desta notícia, mesmo que verdadeira ou falsa. Ou nos USA andam malucos de todo ou qualquer dia também noticiam que Trump disse a Putin que os portugueses da congregação "Fatimiana", já desde o ano de 1917, continham informações, altamente secretas, classificadas e confidenciais, acedidas por três pastores, sobre o desmantelamento da URSS. E ainda mais. Que a mesma já em tempos havia sido revelada a todo o mundo por um pequeno estado auto-proclamado de Vaticano. Haja paciência. Cumprimentos.
  • Manuel Sá
    16 mai, 2017 Porto 01:39
    Tudo acontece a este indivíduo. Melhor estaria na construção civil. Disso é que percebe.

Destaques V+