Tempo
|
A+ / A-

Economia portuguesa teve o melhor crescimento da década: 2,8%

15 mai, 2017 - 11:08

Primeiro trimestre teve o melhor desempenho do PIB desde 2010. "Estamos a ter um perfil saudável", diz Eduardo Catroga.

A+ / A-

A economia portuguesa cresceu 2,8% no 1.º trimestre do ano, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Esta aceleração resultou do maior contributo da procura externa líquida, que passou de negativo para positivo, reflectindo a aceleração em volume mais acentuada das Exportações de Bens e Serviços que a das Importações de Bens e Serviços.

A procura interna manteve um contributo positivo elevado, embora inferior ao do trimestre precedente, verificando-se uma desaceleração do consumo privado e uma aceleração do investimento.

Já eram esperados dados positivos para o primeiro trimestre, mas nenhum analista se aproximou dos 2,8% agora divulgados.

Foi o mais rápido crescimento dos últimos 10 anos, de acordo com o INE, que atribui o crescimento ao contributo positivo mais forte da procura externa.

Costa e Marcelo satisfeitos

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu que estes números comprovam que “a confiança dos portugueses não era infundada” e que a combinação de políticas “está adequada”.

Costa recorda que as previsões do Governo eram “mais conservadoras” do que os dados divulgados esta segunda-feira. “Isto demonstra bem que temos tido uma combinação equilibrada de políticas que nos permitiu ter o menor défice e também o maior crescimento dos últimos anos”, acentuou.

Para o primeiro-ministro, os números do INE “mostram que é possível alcançar melhores resultados” e “confirmam que a prioridade que foi dada à reposição de rendimentos das famílias portuguesas não comprometeu a competitividade, pelo contrário, reforçou a coesão e a confiança, que são indispensáveis ao crescimento”.

“Acho que temos boas razões para estarmos confiantes”, acrescentou Costa, embora indicando que há ainda “todo um ano pela frente”.

Já o Presidente da República manifestou-se “feliz” com os números, mas pede que “não se embandeire em arco” e se mantenha o valor ao longo do ano para que Portugal possa crescer “claramente acima dos 2%”.

“Vamos ver se se mantém, se se mantiver pode dar um número histórico”, afirmou, escusando-se a pronunciar se o Governo poderá rever em alta a sua previsão de crescimento para este ano.

“É uma decisão do governo, não me pronuncio. Permite esperar, se se mantiver, um valor muito positivo para este ano, mas é preciso que se mantenha para se atingir aquilo que é fundamental que é um crescimento acima de 2%”, disse.

Catroga vê "perfil saudável"

Ouvido pela Renascença, o ex-ministro das Finanças do PSD Eduardo Catroga comenta que se trata de um sinal positivo, mas defende que o mais importante é Portugal continuar a ter um perfil saudável.

"É um sinal positivo na medida em que estamos a dar sinais de que poderemos acompanhar a aceleração da actividade económica em Espanha, na Grécia e no conjunto da União Europeia. Mas é um sinal também positivo de que estamos a ter um perfil saudável."

"Sempre defendemos que para uma pequena economia aberta para o exterior, como é a portuguesa, a retoma do crescimento económico deve ser liderada pelas exportações, depois pelo investimento e só depois pelo consumo, no sentido de não criarmos condições, a prazo, para novos desequilíbrios externos. Agora só faço votos para que todas estas boas tendências se confirmem nos trimestres seguintes", diz Eduardo Catroga.

[Notícia actualizada às 13h59]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fausto
    15 mai, 2017 Lisboa 20:01
    Vamos ver se todos estes sacrifícios...Vão compensar o cidadão comum...ou é só para encher a pansa a meia dúzia deles...como vem sendo costume...os comentários abaixo só acontecem...porque no ano 2017 ainda continuamos a ter 2 códigos de trabalho...
  • rm
    15 mai, 2017 19:50
    Parabens Antonio Costa e Mário Centeno. À 4 anos muitos economistas de topo formados nas melhores Universidades de Economia nacionais e estrangeiras afirmavam que só reduzindo salários e pensões aos trabalhadores portugueses a economia portuguesa e sua produção, se tornaria mais barata e logo mais competitiva no mercado global e seria possivel reduzir o defice orçamental - chamavam-lhe desvalorização fiscal interna. OS ECONOMISTAS EXPERTS ESTAVAM TODOS ERRADOS ! Antonio Costa e Mario Centeno estão a prova-lo à saciedade.
  • mendes
    15 mai, 2017 braga 18:49
    meu caro amigo no meu comentario nao falei no empregado publico nem no empregado privado referi me aos governos que desgovernam o pais mas governam se a eles e se as coisas correm mal a culpa e do anterior governo se as coisas correm bem chamam os louros para eles -eu trabalhei na funcao publica 16 anos e 38 no privado na mesma profissao por isso sei e conheco a diferenca entre o publico e o privado nao concordo com as guerras entre trabalhadores porque todos sao vitimas da politica asssim como nao concordo que digam que o coelho foi o culpado da fome ou dizer que o costa acabou com a fome
  • P/Martins
    15 mai, 2017 irra que é burro 15:54
    Oh martins és um reformado de 300 euros mas a tua forma de pensar é tão pobre como a reforma que recebes. Ainda não percebeste com os teus anos todos de vida que o publico sempre foi diferente do privado? O privado tem como objetivo de fazer lucros, explorar trabalhadores e depende muito de alguns privados para as exportações, porque este país está mais dependente das importações do que nas exportações, enquanto o publico é mais no sentido de servir o povo, será a tua burrice tão grande para não enxergares isto? Sim a fome não acabou e sou funcionário público, eu também sou trabalhador e tenho o direito a ser visto com respeito como os trabalhadores do privados, esta coisa de valorizar uns e desprezar outros só mostra pobreza de espírito. E mais, há muita gente desempregada que o privado não dá trabalho que vão parar aos serviços do público, embora seja nas mesmas condições precárias do que muitos no privado. Lembre-se que há muita gente no publico a ganhar salários precários e estes também têm os salários congelados. Então quando precisares de ir à urgência não vás, paga em privado. Quando precisares de um policia, contrata um segurança. Eh pá o mais grave de isto tudo é a burrice de vocês. Se ganhas o que ganhas, que é algo que não dá dignidade a ninguém, também não subiste no tempo do coelho, então porque é que vens para aqui elogiar o coelho? E isto não é porque estou a defender o costa, porque não vejo isto melhor em nada, pelo menos para as famílias e trabalhador
  • Manuel
    15 mai, 2017 15:42
    Isto é a bancarrota da direita!
  • Jorge
    15 mai, 2017 Seixal 15:27
    Mais um “milagre” na economia portuguesa, desta vez foi por ter cá vindo o Papa, mas o melhor é perguntar à Teodora Cardoso, porque de milagres percebe ela.
  • Luis
    15 mai, 2017 Lisboa 15:08
    A direitalhopitecusPafiosa em vias de extinção.
  • martins
    15 mai, 2017 braga 13:09
    fraca e a mentalidade daqueles que atribuem o progresso de um pais ao governo seja ele qual for-porque se ha mais exportacoes isso se deve aos privados e nao ao governo porque as empressas publicas nao produzem nada para exportacao ponto 2 desde que este governo assaltou o poder que so se veem boas noticias dizem acabou a fome -mentira a fome continua-e so nao ve quem nao quer estamos pior que em 2015 sou reformado com 300euros e digo que o aumento que tive na reforma e inferior ao aumento que tive em um medicamento que tenho que tomar entao pergunto e a luz o leite a agua e o resto que tenho que comprar para a sopa a diferenca e que durante o governo anterior tinhamos a esquerda na oposicao e agora esta no poleiro nao tenhor cor politica por isso analiso e digo se o pais cresce agradecam aos privados e nao se esquecam que o governo anterior teve que tirar o pais da banca rota em que o anterior o deixou
  • Jorge
    15 mai, 2017 Sintra 12:08
    Só más noticias para a direita do "diabo".

Destaques V+