Tempo
|
A+ / A-

Papa diz que “santidade dos pastorinhos não decorre das aparições, mas da fidelidade”

14 mai, 2017 - 11:24

Francisco recordou de forma particular os longos minutos de oração em silêncio na Capelinha das Aparições, quando chegou a Fátima.

A+ / A-
Papa diz que “santidade dos pastorinhos não decorre das aparições, mas da fidelidade”
Papa diz que “santidade dos pastorinhos não decorre das aparições, mas da fidelidade”


O Papa Francisco falou longamente da sua viagem a Fátima, este domingo de manhã, em Roma, antes da tradicional oração do Regina Coeli, sublinhando que a santidade dos pastorinhos não se deve ao facto de terem visto Nossa Senhora, mas sim da forma como viveram o resto das suas curtas vidas.

“Com a canonização de Francisco e Jacinta quis propor a toda a Igreja - e quis também propor a toda a igreja cuidar das crianças – o seu exemplo de adesão a Cristo e testemunho evangélico. A sua santidade não é consequência das aparições, mas da fidelidade e do ardor com que corresponderam ao privilégio recebido de poder ver a Virgem Maria.”

O Papa diz que na sua peregrinação mergulhou “na oração do santo povo fiel oração que corre há cem anos como um rio para implorar a protecção materna de Maria sobre o mundo inteiro. Dou graças ao Senhor que me concedeu ir até aos pés da Virgem Mãe como peregrino da esperança e da paz.”

Francisco recordou também o momento de oração em silêncio na Capelinha das Aparições, vários minutos em que todo o recinto do santuário esteve mergulhado em silêncio profundo. “Desde o início, quando permaneci longamente em silêncio na Capelinha das Aparições, acompanhado do silêncio orante de todos os peregrinos, criou-se um clima de recolhimento e contemplação, no qual se concentraram vários momentos de oração. E no centro de tudo estava e está o Senhor Ressuscitado, presente no meio do seu Povo na Palavra e na Eucaristia. Presente no meio de tantos doentes, que são protagonistas da vida litúrgica e pastoral de Fátima, tal como em todos os santuários marianos.”

Os pastorinhos, disse o Papa, são um exemplo actual para os nossos dias. “Após o encontro com ‘a bela senhora’ – como lhe chamavam – eles recitavam frequentemente o terço, faziam penitência e ofereciam sacrifícios para alcançar o fim da guerra e pelas almas mais necessitadas da divina misericórdia. Também nos nossos dias há tanta necessidade de oração e penitência para implorar a graça da conversão, tal como o fim dos conflitos absurdos e das violências que aumentam cada vez mais e que desfiguram o rosto da humanidade.”

Depois da oração do Angelus o Papa voltou a falar do papel de Nossa Senhora para garantir a paz no mundo, confiando-lhe sobretudo o fim dos conflitos no Médio Oriente. “Confio a Maria, Rainha da Paz, o destino das populações afligidas pelas guerras e conflitos, em particular no Médio Oriente. Tantas pessoas inocentes são duramente postas à prova, sejam cristãos sejam muçulmanos, seja pertencentes a minorias como os yazidi, que padecem trágicas violências e discriminações. À minha solidariedade é junto a oração enquanto agradeço todos os que se empenham no socorro das necessidades humanitárias. Encorajo as diversas comunidades a percorrer o caminho do diálogo e da reconciliação para construir um futuro de respeito, segurança e paz, sem qualquer tipo de guerra.”

Francisco esteve menos de 24 horas em Fátima, tendo rezado com centenas de milhares de pessoas em Fátima para assinalar o centenário das aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria e canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.


A Renascença acompanha a viagem do Papa Francisco. Apoio Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

O momento em que o Santuário inteiro fez silêncio com o Papa
O momento em que o Santuário inteiro fez silêncio com o Papa
"Uma bênção sem conta, de Portugal para o mundo". As 24 horas do Papa em Fátima
"Uma bênção sem conta, de Portugal para o mundo". As 24 horas do Papa em Fátima
Francisco e Jacinta canonizados
Francisco e Jacinta canonizados
"Viva o Papa!". Terminou a visita de Francisco a Portugal
"Viva o Papa!". Terminou a visita de Francisco a Portugal
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo
    15 mai, 2017 Joane 16:46
    Ser crente e bom tas alegria e felicidade

Destaques V+