Tempo
|
A+ / A-

Analistas estimam que economia tenha acelerado no primeiro trimestre

12 mai, 2017 - 16:39

O Instituto Nacional de Estatística divulga na segunda-feira a estimativa rápida das contas nacionais trimestrais referente ao primeiro trimestre deste ano, com a maioria dos analistas contactados a prever que a economia tenha crescido acima de 0,7% em cadeia e entre 2,4% e 2,7% em termos homólogos.

A+ / A-

A economia portuguesa deverá ter acelerado no primeiro trimestre deste ano, crescendo acima de 0,7% face aos últimos três meses de 2016, alavancada por mais investimento, segundo a maioria das estimativas recolhidas pela agência Lusa.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga na segunda-feira a estimativa rápida das contas nacionais trimestrais referente ao primeiro trimestre deste ano, com a maioria dos analistas contactados a prever que a economia tenha crescido acima de 0,7% em cadeia e entre 2,4% e 2,7% em termos homólogos.

A confirmarem-se as previsões dos analistas, isto significa que a economia portuguesa acelerou nos primeiros três meses deste ano face ao último trimestre de 2016, quando o Produto Interno Bruto (PIB) registou um crescimento de 0,6% em cadeia e de 2% em termos homólogos.

O Núcleo de Conjuntura da Economia Portuguesa (NECEP), da Universidade Católica, é o que se mostra mais optimista: na sua nota de conjuntura de Abril, estima que o PIB tenha registado um crescimento de 0,9% face ao trimestre anterior e uma variação homóloga de 2,7%.

"Este crescimento trimestral do produto reflecte aquela que parece ser a melhoria da situação económica, nomeadamente em termos de recuperação do investimento e do rendimento disponível, que cresceu 2,8% no ano passado em termos reais", afirma o NECEP, acrescentando que, caso se materialize a estimativa, será o "crescimento homólogo mais expressivo desde o quarto trimestre de 2007".

O Grupo de Análise Económica do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) estima que a economia portuguesa tenha avançado 0,7% no primeiro trimestre face ao anterior e que apresente uma subida homóloga de 2,5%.

António da Ascensão Costa, professor do ISEG, explicou à Lusa que estas estimativas "têm por base uma desaceleração, em relação aos níveis de crescimento homólogo registados no quarto trimestre de 2016, do crescimento do consumo privado e uma pronunciada aceleração do crescimento da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), nomeadamente em construção e em máquinas e equipamento".

"O contributo da procura externa líquida é mais incerto, num trimestre em que tanto as exportações quanto as importações, de bens e serviços, cresceram mais, em termos nominais e reais, do que no trimestre anterior. Mas o mais provável é que, em volume, a procura externa líquida tenha tido um contributo ligeiramente negativo, mas menos penalizador do crescimento do que no trimestre anterior", disse o professor do ISEG.

Por sua vez, o Montepio estima que o PIB tenha avançado entre 0,5% e 0,7% em cadeia e 2,4% em termos homólogos no primeiro trimestre, o que significa uma revisão em alta face às últimas previsões que o departamento de estudos económicos tinha apresentado.

Rui Bernardes Serra, economista-chefe do Montepio, explicou à Lusa que "os indicadores de actividade conhecidos nos últimos dias para o mês de Março (volume de negócios nos serviços, balança comercial de bens e, agora, também a produção na construção) revelaram-se tendencialmente favoráveis", o que levou o banco a rever em alta as suas previsões.

O crescimento em cadeia do PIB, segundo Rui Bernardes Serra, "deverá ter sido suportado sobretudo pela procura interna, em concreto pelo consumo privado e pela FBCF (investimento), mas também pelas exportações líquidas, que deverão ter regressado aos contributos positivos, depois de um forte contributo negativo".

Menos optimista está o BBVA que, no 'Observatório Económico Portugal', divulgado em meados de Abril, estima um crescimento em cadeia de apenas 0,2%, uma estimativa que "resulta dos indicadores de consumo que continuam a evoluir, da falta de um maior dinamismo no investimento e de registos de importação de bens que contrariariam o bom comportamento das exportações".

Para o conjunto do ano, o BBVA também é o mais pessimista, estimando que o PIB cresça 1,7% no conjunto do ano. O ISEG aponta para um intervalo entre 1,7% e 2,1%, o Montepio estima um crescimento de 2% e o NECEP é o mais optimista, prevendo que a economia cresça 2,4% em 2017.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+