Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa aos portugueses: "Preciso de vos ter comigo"

10 mai, 2017 - 18:00

Numa mensagem vídeo, Francisco diz que não foi possível ir a mais locais de Portugal. O Papa apela à união dos portugueses e admite ser "um pecador entre pecadores".

A+ / A-
Papa aos portugueses: "Preciso de vos ter comigo"
Papa aos portugueses: "Preciso de vos ter comigo"

A dois dias de chegar a Portugal, o Papa pede união dos católicos portugueses. “Preciso de vos ter comigo, preciso da vossa união física e espiritual", diz Francisco numa mensagem vídeo divulgada esta quarta-feira pelo Vaticano.

Francisco diz que vem a Portugal na qualidade de pastor universal. E que é nessa qualidade que se vai apresentar diante de Nossa Senhora em Fátima, oferecendo-lhe as “mais lindas flores” que Jesus confiou aos seus cuidados: “Os irmãos e irmãs do mundo inteiro resgatados pelo Seu sangue, sem excluir ninguém”.

Em seguida, vem a apelo forte do Papa: “Preciso de vos ter comigo, preciso da vossa união física e espiritual. Importante é que seja do coração, para o meu bouquet de flores, a minha rosa de ouro. Formando nós um só coração e uma só alma, entregar-vos-ei a todos a Nossa Senhora, pedindo-lhe para segredar a cada um ‘o meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá a Deus’.”

Nesta mensagem, Francisco começa por dizer que sabe que os católicos portugueses gostariam que a sua visita incluísse mais locais, mas tal não foi possível.

“Bem sei que me queríeis também nas vossas casas e comunidades, aldeias e cidades. O convite chegou-me, escusado será dizer que gostaria de o aceitar, mas não me é possível. Desde já agradeço a compreensão com que as diversas autoridades acolheram a minha decisão de circunscrever a visita aos momentos e actos próprios da peregrinação no Santuário de Fátima, marcando encontro com todos aos pés da virgem Mãe”, diz o Papa, que chega a Portugal na sexta-feira, visitará apenas Fátima e não chega a permanecer 24 horas no país.

Francisco lembra o lema desta sua visita – “Com Maria, peregrino na esperança e na paz” – e diz que é todo ele um “programa de conversão”

O Papa agradece a forma como os portugueses já estão a preparar a sua chegada com oração e admite precisar das orações e sacrifícios feitos por ele. “Agradeço-vos os dons de Deus e sacrifícios que diariamente ofereceis por mim e que de muito preciso, pois “sou um pecador entre pecadores, um homem de lábios impuros, que habita no meio de um povo de lábios impuros” [Is6,5]]”, diz o Papa, citando o profeta Isaías.

“A oração ilumina os meus olhos, para saber olhar os outros como Deus nos vê, para amar os outros como Ele nos ama. No seu nome venho até vós na alegria de partilhar convosco o Evangelho da esperança e da paz. O Senhor vos abençoe e a virgem Mãe vos proteja”, conclui Francisco nesta mensagem.

A mensagem do Papa aos portugueses na íntegra
A mensagem do Papa aos portugueses na íntegra
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • No Privado
    12 mai, 2017 16:03
    Não posso, alguém tem que trabalhar para pagar o dia dos FP
  • Francisco Leite
    11 mai, 2017 Serzedo VNG 12:33
    Viva o PAPA FRANCISCO
  • Paula
    11 mai, 2017 09:10
    Adoro o Santo Padre. É um exemplo que todos os Padres deviam seguir Só não percebo porque é que vem dizer que não tem tempo de ir a mais locais em Portugal?! Ele tem todo o tempo do mundo, só não vai porque os governantes do nosso país não querem que ele vá. Têm medo que lhe aconteça alguma coisa Enfim! Mas desejo-lhe uma boa estadia
  • avelino
    11 mai, 2017 lisboa 03:58
    Então Sua Santidade junte-se a festa do Benfica no marquês de pombal!
  • Rosa Abreu Cerqueira
    10 mai, 2017 Porto 22:29
    Gostei muito de ler a mensagem do Papa. Estaremos junto ao Papa pedindo todos o mesmo à Rainha da Paz.........
  • Lobo
    10 mai, 2017 Porto 22:29
    Caro Chiquinho, fisicamente não poderei estar presente, mas espiritualmente estou contigo.
  • Orlando José
    10 mai, 2017 Moita 20:48
    Papa Francisco. Desde sempre estive sempre consigo. Bem vindo a Portugal,há terra Santa de Fátima.
  • Maria Gracinda Marti
    10 mai, 2017 4990-745 19:45
    Este Papa enche o coração de todos, com as suas humildes palavras...! Bem haja Papa Francisco ! <3 Que Deus o proteja sempre e que reze por todos nós e pela Paz no mundo !
  • Pafioso
    10 mai, 2017 Lapa 19:33
    O Papa "Xico" não é parvo nenhum, sabe bem as terras que pisa e com quem lida! Diz-se que em terra de cegos quem tem um olho é rei... (e o burro sou eu)!

Destaques V+