Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Marquês. Advogados de Sócrates lamentam “violações do segredo de justiça” e “notícias falsas"

10 mai, 2017 - 00:50

João Araújo e Pedro Delile insistem que o caso já devia estar arquivado.

A+ / A-

Os advogados de José Sócrates reafirmam críticas às “sucessivas violações do segredo de justiça” do processo conhecido como “operação Marquês”.

Em comunicado enviado à Renascença, João Araújo e Pedro Delile criticam, nomeadamente a notícia do “Correio da Manhã a propósito de depoimento testemunhal que foi prestado pelo banqueiro José Maria Ricciardi”.

Dizem os defensores de Sócrates que esta é uma “notícia falsa sobre o conteúdo de peças processuais ainda não acessíveis à defesa, publicada apenas para ficcionar fundamentos para as teses e especulações absurdas e sem qualquer justificação séria da investigação, e para manter viva a campanha de calúnias contra o nosso constituinte”.

Os advogados do ex-primeiro-ministro vão mais longe e consideram que essa campanha de calúnias “tem sido escandalosamente permitida, senão mesmo promovida, pelos responsáveis por este processo”.

João Araújo e Pedro Delile reafirmam que “o Ministério Público” “deveria” arquivar o inquérito.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) não fixou qualquer data para a conclusão do inquérito e emissão de despacho final da Operação Marquês, tendo apenas sido prorrogado o prazo.

O esclarecimento da PGR surgiu após Joana Marques Vidal ter anunciado, num comunicado, que decidiu prolongar o prazo de investigação da ‘Operação Marquês’ a pedido dos procuradores do processo, que solicitaram um prolongamento até final de Junho.

Os procuradores da ‘Operação Marquês’ justificam o adiamento da conclusão do inquérito com a necessidade de aprofundar a investigação ligada à PT, realizar novas diligências e com atrasos de Angola e Suíça na resposta a cartas rogatórias, segundo a nota divulgada na sexta-feira pela PGR.

Os procuradores fundamentam ainda o pedido com a insuficiência dos relatórios de análise de prova, apresentados pelo órgão de polícia criminal, em relação a alguns segmentos, adiantando que o Ministério Público precisa de realizar pesquisas na totalidade do acervo de prova.

A ‘Operação Marquês’, que investiga crimes de corrupção, branqueamento de capitais, fraude fiscal, recebimento indevido de vantagem, falsificação e tráfico de influência, foi tornada pública pelo Ministério Público em Novembro de 2014 e conta agora com 28 arguidos, dos quais nove empresas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • eleitor
    10 mai, 2017 aveiro 19:36
    Vão ver.....!.... Depois de se ter resolvido , isto dará um livro e depois um filme e talvez uma peça de teatro !
  • Para refletir...
    10 mai, 2017 Almada 11:46
    Eu pergunto se isto acontecesse com o cidadão comum, se os media também lhe davam tempo de antena ou era ignorado como uma coisa? Proteger os mais fracos é um sinal da civilização. Depois seria bom que os media esclarecessem as pessoas em vez de lançar a confusão e passar a imagem de um país sem lei. Vão consultar os livros de direito e digam qual o prazo para a investigação ou se afinal não há prazo, simples! Depois parece que alguns comentadores gostam tanto de dinheiro como os que eles criticam.
  • PINÓQUIO DE OIRO PS
    10 mai, 2017 Lx 09:38
    Os pantomineiros destes advogados a fazer mal o seu papel. Nesse processo onde está metido até ao tutano o "menino de oiro do PS", o 44, o bandalho do Sócrates e outras figuras gradas do regime podre criado pós 25 abril, os jornais são assistentes no processo e têm, por isso, acesso a tudo o que passa no processo. Por outro lado, o Pinócrates sempre quiz fazer do processo um processo político para ter tempo de antena nos jornais e televisões e ainda existem muitos que lhe dão palmadinhas nas costas.Por isso, o mentiroso compulsivo do Sócrates que não se queixe pois colocou-se muito a jeito... A questão dos prazos do inquérito é outro embuste dos advogados do 44...Fait divers apenas de quem pensava que era o dono deste síto mal frequentado... O importante seria perceber quem paga a estes advogados e as despesas do processo pois o menino de oiro não tem emprego... Isso seria uma boa notícia pois deve haver muita gente dos xuxas com o rabo preso.Mas a verdade é como o azeite...
  • Antonio Ferreira
    10 mai, 2017 Porto 02:49
    Os senhores advogados deviam ter vergonha do papel que fazem, na comunicação social, com estes comentários. Aliás, acompanhando o processo de Lula da Silva, no Brasil, é como se fosse uma fotocópia deste processo. Os advogados parecem os mesmos, tal como os arguidos, usando os mesmos processos de intervenção pública. A única diferença é que o Lula da Silva , ainda consegue dar ordens no PT para movimentar as massas, qual sindicalista em plena forma. Aqui isso já não pega ! São pouco mais de uma centena os que ousam sair em defesa, porque o povo aqui não é parvo e está farto de corrupção. No Brasil a Petrobrás ! Em Portugal a PT ! Duas empresas, de referência, que foram destruídas, sem dó nem piedade por governantes que deviam defender o património nacional. Uma vergonha ! Em qualquer país, europeu, estes senhores já estavam há muito atrás das grades. O povo que pague os prejuízos. Ah! Só para terminar. Achei muita piada a uma intervenção de um professor universitário, simpatizante do PT, a perguntar ao actual governador de S. Paulo se não achava que era exagerado chamar ´´ sem vergonha e ladrão ´´, sendo que o ´´ Presidente Lula ´´ ( só se for presidente do sindicato, actualmente ) , tinha feito muita coisa pelos pobres......, a resposta do governador não se fez esperar: - Nada do que ele fez justifica o ; roubo dos bens públicos, a ladroagem e a corrupção. De repente, lembrei-me do que se diz em alguns Municípios....´´ ele rouba, mas vai fazendo obra ´´...., francamente.

Destaques V+