Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"S.O.S. Refugiados". A mensagem que Salvador Sobral enviou à Europa

10 mai, 2017 - 00:22

Além de encantar o público da Eurovisão, que o colocou na final, Salvador Sobral fez questão de fazer ouvir a sua voz de outra forma: fora do espectáculo, o cantor vestiu uma t-shirt onde se lia "S.O.S. Refugiados".

A+ / A-

Salvador Sobral deixou esta noite, em Kiev, um apelo à União Europeia, para que enfrente a crise dos refugiados com mais solidariedade e menos burocracia.

Na conferência de imprensa que se seguiu à primeira semi-final do festival da Eurovisão, onde a canção “Amar pelos Dois” foi uma das apuradas para a final, que decorre no próximo sábado, o cantor português vestiu uma camisola com as palavras “S.O.S. Refugees” (S.O.S. Refugiados, em português).

Questionado sobre o significado desta mensagem, o português justificou: “Estamos numa festa europeia e estamos todos a celebrar, o que é óptimo, estamos a celebrar a música. Mas há coisas que me preocupam e que preocupam muita gente. Se as pessoas tiverem coração, deverão estar preocupadas”.

Salvador continuou: “Quando pensei em vir aqui, imediatamente pensei nos refugiados, porque eles estão a vir dos seus países, a fugir da morte. Não se enganem: estas pessoas não são imigrantes, são refugiados”, disse aos jornalistas.

O músico deixou um apelo à União Europeia, para que diminua a burocracia nos campos de refugiados. “Estão a pedir certidões de nascimento a pessoas que acabaram de chegar em barcos de plástico. Isso é de loucos”, afirmou.

“Penso que a Europa deveria ajudar a criar caminhos legais e seguros destes países para os países de destino. Se estou aqui e tenho exposição europeia, o mínimo que posso fazer é deixar uma mensagem humanitária”, afirmou o jovem português.

A música “Amar pelos Dois”, interpretada por Salvador Sobral e composta pela irmã, Luísa Sobral, convenceu quer o júri internacional, quer o público dos países participantes nesta primeira semi-final, colocando o português na final, que se disputa em Kiev no próximo sábado.

Além da portuguesa, também passaram à final as canções da Moldávia, Azerbaijão, Grécia, Suécia, Polónia, Arménia, Austrália, Chipre e Bélgica.

Veja o vídeo da conferência de imprensa:

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    12 mai, 2017 Trofa 08:59
    Podes dar o prémio que recebeste aos refugiados
  • maria
    11 mai, 2017 Evora 12:55
    Obrigado Salvador, o que o mundo precisa é de pessoas como tu, com ações... Aproveitaste o teu momento para o bem de outros, e chamar a atenção para esta causa. Podias não o ter feito... Ha pessoas que não fazem nada, pelo o outro, e ainda por cima criticam os que fazem alguma coisa. Só quem te conhece sabe como És. Para mim já ganhaste. Era tão bom que ganhasses, para calar tanta gente.
  • cAMINHANTE
    10 mai, 2017 LISBOA 16:59
    Um festival de música popular ( repito popular) a ser contaminado por coisas esquisitas, oportunistas e muito sonantes, "pró" politicamente correcto... tristeza.
  • antonio
    10 mai, 2017 lisboa 14:08
    Espera com isto que esqueçam a musica e ganhe mais uns votos? Que tal propor, que se ganhar acolhe uns poucos em casa dele? Politica com pseudo-artista dá porcaria.
  • Mara
    10 mai, 2017 Portugal 13:48
    Cristo disse:" o que fizerdes ao mais pequenino em meu nome a Mim o fareis", que Jesus de muita saúde a este Jovem generoso que lembrou nesta gala os mais infelizes à Europa.
  • Josh
    10 mai, 2017 Braga 11:51
    Mas isto e musica ou politica? Deixemo nos de politica barata ! Ninguem se preocupou quando minorias eram maltratadas e expulses de Portugal!
  • Alice Monteiro
    10 mai, 2017 Peniche 11:06
    Parabéns pelo Desempenho do " Amar pelos dois". Mas muito obrigada por deixar a mensagem e apelar a compreensão de todos pela situação horrível dos refugiados. Bem Haja!
  • António M P
    10 mai, 2017 V. N. de Gaia 09:28
    Temos Homem! Nem que seja só por uns dias...

Destaques V+