Tempo
|
A+ / A-

"Os franceses gastam demasiado dinheiro e gastam demasiado nas coisas erradas", diz Juncker

08 mai, 2017 - 17:00

O presidente da Comissão Europeia critica as opções francesas e pede a Emmanuel Macron reformas.

A+ / A-

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou esta segunda-feira que o Governo francês "gasta demasiado" e de forma errada, mas pediu tempo para que o novo Presidente, Emmanuel Macron, possa lançar as suas reformas.

Juncker falava em Berlim na apresentação do livro "Neuvermessungen (Novas Medições)", do ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Sigmar Gabriel, que explicita a sua visão sobre os principais desafios da actualidade, da imigração, à digitalização e à ascensão da extrema-direita.

"Com França temos um problema particular: os franceses gastam demasiado dinheiro e gastam demasiado nas coisas erradas. Isto não vai funcionar a longo-prazo", disse o presidente da CE, citado pela Lusa.

Junker considerou que a França precisa de realizar reformas económicas – como já propôs Macron –, mas no seu próprio tempo, sem pressões externas.

Neste sentido, indicou que o país também precisa de flexibilidade em termos do défice, enquanto aplica as reformas, adiantando que a consolidação fiscal é "a tarefa de uma geração" e defendendo que não se deve falar apenas de défice, mas também de crescimento.

Gabriel secundou o presidente da comissão ao defender que se dê mais espaço de manobra à França no domínio orçamental, recordando que quando a Alemanha, com o chanceler Gerhard Schroeder, aplicou as reformas estruturais da Agenda 2010, não cumpriu os limites do défice.

"O meu pedido" é que como alemães não se proíba aos outros a flexibilidade de que a Alemanha beneficiou naquele momento, declarou o chefe da diplomacia alemã.

Logo após saber da vitória eleitoral de Macron, Gabriel emitiu uma declaração pedindo ajuda para o futuro Presidente francês, com o fim da política da "ortodoxia fiscal" na União Europeia e o lançamento de um plano de investimentos alemães.

Segundo assinalou, apenas o Ministério das Finanças alemão defende a austeridade fiscal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JULIO
    10 mai, 2017 vila verde 14:22
    Portugal não gasta em copos mas sim em sangsugas que sugam tudo que o pais tenha até as reservas do banco de Portugal
  • Claro que sim!
    10 mai, 2017 dequalquerlado 11:59
    Muito bem Rita Melo. Concordo com o seu comentário. Assim se vê a submissão, o conformismo ou comodismo e a falta de patriotismo nesta gente, que nem para defender o seu país se são bons, pelo contrário, ainda se ouve é palavras de apoio a este e ao que falou dos copos e mulheres. Quer dizer, o coelho cortou até mais não poder ser, o país ou povo sempre a perder dignidade, este também segue mais ou menos a austeridade, a não ser a reposição de direito que já existiam e que foram retirados como se fosse uma ditadura. O país não está melhor, pelo menos eu como trabalhador e a minha familia não vivem melhor, a mda é a mesma ou pior, mas depois aprecem estas figuras que ainda têm o desplante de acusar todo um povo injustamente e sem ética, mas pior, ainda aparece muitos inteligentes que só vê o que querem ver, ou falam pelo seu bem estar, a aplaudir a forma como esta gente nos despreza. A estupidez é muito grave neste país.
  • mal crónico
    09 mai, 2017 Santarém 22:13
    Está visto, também os franceses andam a gastar a massa em copos e mulheres como os portugueses!.
  • Rita Marta
    09 mai, 2017 Lisboa 18:19
    Onde estão os defensores da independência de cada País.Desataram a criticar o outro que nos acusou de copos e mulheres.Então este comentário não merece reprovação.Que diferença faz do outro? É nestas pequenas ou grandes coisas que se vê. que isto de União Europeia é dirigida por saco com gatos e esfomeados.O que querem afinal.Alguém sabe? Penso que não.
  • Paula Novais
    08 mai, 2017 Esposende 19:42
    Aqui está o "papá" dos Países Europeus.Não seria melhor meter o nariz para aquilo que melhor a unidade Europeia, onde haja mais igualdade e solidariedade entre eles.Acho que é que deve fazer e deixar-se de sermões. Até porque pelo que se sabe não é uma voz recomendável.
  • Pois é!
    08 mai, 2017 dequalquerlado 17:23
    pois está ao gosto de vocês, quando for um lambe botas para o pelouro. Mas dizes isto dos franceses, também dirás dos portugueses, como o outro parvalhão disse dos copos e mulheres. Vocês são uma máfia do pior, as pessoas estão na miséria por causa de vocês e de quem se rastejou a vocês, mas ainda não é suficiente e há que culpar mais os que já são sacrificados, cambada de nojnetos

Destaques V+