Tempo
|
A+ / A-

António Costa. Eleição de Macron é “grande alívio para toda a Europa"

08 mai, 2017 - 12:15 • Inês Alberti, no Qatar

O primeiro-ministro tem a expectativa de que a visão europeia de Macron será um “novo impulso” para a zona euro "ser uma zona de convergência de economias".

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, disse, esta segunda-feira, que a eleição de Emmanuel Macron como Presidente da França "é um grande alívio" e um sinal de esperança para o resto da Europa.

“É um grande alívio para toda a Europa, poder continuar a contar com a França como um país activo no contexto Europeu”, disse o primeiro-ministro, durante a visita de um dia ao Qatar.

António Costa acrescentou que o novo programa presidencial francês - muito em linha com o do Governo socialista - pode salvar o euro e ser “novo impulso” para a economia europeia.

“Existe a necessidade da zona euro ser uma zona de convergência de economias e não uma zona de divergência de economias como tem sido”, disse.

O líder socialista espera, ainda, que a derrota da candidata Marine Le Pen represente um retroceder nos discursos de extrema-direita para que “não voltemos a passar por aflições”.

O primeiro-ministro está em visita ao Qatar esta segunda-feira com o objectivo de atrair investimento estrangeiro não só para Portugal mas para o mercado europeu em que está inserido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Perdido
    09 mai, 2017 Arraiolos 23:37
    Oh costa em França o PS acabou.E não sou eu que digo é os socialistas que governaram França até há pouco tempo. E cá costa quando os Portugueses sentirem que têm sido enganados vai acontecer-lhe o mesmo.Desde que costa traiu o seu colega Seguro está tudo explicado sobre este PS.
  • Pj.Magalhães
    08 mai, 2017 dequalquerlado 17:17
    Oh josé Magalhães o desemprego não aumenta, ou andas a fazer-te de cego? Seja com este governo, com o coelho ou com outros, a estratégica é a seguinte, há os que vão fugindo deste país à precariedade, com este ou com outro governo, depois é o próprio estado a contribuir para a precariedade tal como os privados, saem 10 precários e entram 10 precários, muitos que o privado não dá trabalho, basta ver nas câmaras municipais e noutras entidades, é um ciclo vicioso, onde a precariedade é feita pelo próprio estado. Até mete-se dois ou três em cada sector, para fazer as vezes de um, para disfarçar o desemprego, enquanto vão reduzindo pessoal dos quadros. Uma autêntica vergonha a que chegou este país. E tanto o costa como o coelho e quejandos não passam de lambe botas desta união europeia da treta. Eu não venho para aqui defender partidos, mas o pior é que com o coelho foi cortar e cortar até mais não poder, mas com este ninguém está melhor, e quanto aos funcionários públicos ainda têm os salários congelados desde de 2010. Eu sou funcionário público mas vivo mais pobre do que na década de 80. Ou queres que te explique, basta fazer a comparação entre o escudo e este nojo desta moeda unica, quer dizer ganho pelo escudo mas compro batatas, cebolas, chicharros e cavalas, café e por aí adiante três vezes mais. Eu não consigo perceber quando falas que vai aumentar o desemprego, deves ser muito ingênuo. Chamas a isto emprego, um trabalhador que trabalha 6 meses e depois vai para casa ...
  • João saragaço
    08 mai, 2017 ovar 16:33
    É esta a vós dos parasitas.
  • José Magalhães
    08 mai, 2017 Olivais 13:52
    O PS em França não vale nada.Vale menos que o bloco cá em Portugal.Os Franceses já descobriram o que é o Socialismo .Uma farsa.So apoiam o grande capital.E em França estoirou. Os socialistas para os Franceses fracassou porque descobriram a mentira.Eu já descobri há muitos anos e este de costa é o mais comprometido com o capital feroz.Esperem dois anos e vão. ver o que acontece ao desemprego.Vai aumentar e muito.O capitalismo vai cobrar, mas tem que ter o PS bem colocado em todo o lado para a cobrança não. falhar.
  • martins
    08 mai, 2017 braga 13:51
    meu caro costa macron sera um presidente eleito pelo povo tu es 1 ministro fantasma um ditador que esta no poder sem ser eleito pelo povo

Destaques V+