Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Gasóleo e gasolina mais baratos esta semana

08 mai, 2017 - 08:17

Portugueses gastaram cerca de 19 milhões de euros por dia em combustíveis no ano passado. Mais de 12 milhões foram para impostos.

A+ / A-

O preço dos combustíveis está mais baixo a partir desta segunda-feira, devido à queda pronunciada das cotações do petróleo. A descida varia entre 1,5 e dois cêntimos.

Nesta terceira semana de descida de preços, a gasolina simples de 95 octanas deverá passar a custar, em média, 1,45 euros por litro e o gasóleo 1,22 euros.

Portugueses optam pelos simples

As vendas de gasóleo e gasolina simples representaram quase 70% do total dos combustíveis vendidos em Portugal desde Abril de 2016.

Os números são da Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis (ENMC) e revelados esta segunda-feira pela imprensa.

Desde Abril de 2015 que as petrolíferas são obrigadas a disponibilizar combustível simples nos postos de abastecimento – um tipo de combustível em qualquer tipo de aditivo, vendido tal como sai da refinaria e que já era comercializado nos postos dos hipermercados.

O mesmo relatório indica também que o gasóleo continua a ser o combustível mais utilizado pelos portugueses (68,92%). A gasolina é a preferência de 67,87% dos consumidores.

Ainda no ano passado, os portugueses gastaram cerca de 19 milhões de euros por dia em combustíveis, 12,3 milhões dos quais foram para impostos (Imposto sobre Produtos Petrolíferos e IVA).

A receita fiscal poderia ter sido maior, se os portugueses optassem mais pelos combustíveis aditivados. No ano passado, o ISP rendeu 3,2 milhões de euros ao Estado.

A carga fiscal média sobre os combustíveis é de 65%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinnda
    08 mai, 2017 palmela 11:21
    Ainda bem que os combustiveis vao baixar pra ver se o claudio ramos compra um par de calcas novas com aquelas parece um burro as riscas enviusadas!
  • José Saraiva
    08 mai, 2017 Viseu 09:54
    aproveitem agora para encher o depósito dos "pópós"....e que a festa do TRETA está á porta...e não se esqueçam de ir á Fátima pagar as promessas...

Destaques V+