Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa concede audiência privada ao Pontifício Colégio Português de Roma

08 mai, 2017 - 08:16 • Ângela Roque

Encontro está relacionado com a visita de Francisco a Fátima. Reitor do colégio acredita que será um “encontro marcante” para quem está em Roma e não virá ao Santuário.

A+ / A-

O Papa recebe, ao final da manhã desta segunda-feira, o Pontifício Colégio Português de Roma. A audiência privada antecede a visita de Francisco a Fátima.

“Foi um pedido que dirigimos ao Santo Padre por ocasião do centenário das aparições, e também por ele se dirigir a Fátima como peregrino. Nós, estando cá em Roma, e não podendo acompanhar o Papa nesta peregrinação, pedimos-lhe um encontro, e ele acedeu ao nosso pedido com esta audiência privada”, explica à Renascença o padre Fernando Caldas, responsável pela instituição.

“Como reitor vou reafirmar-lhe a alegria e a gratidão por ele se deslocar a Fátima e também pela maneira simples como acedeu ao nosso convite e nos acolhe no palácio apostólico. Irei pedir-lhe também que ele nos dirija uma palavra, e nos conceda a sua bênção apostólica”, explica.

“Para nós, que somos padres cá em Roma, é um momento marcante para toda a nossa vida”, sublinha.

Na audiência participará toda a comunidade actual do Colégio: 50 pessoas. Além dos sacerdotes “de Portugal e de outras nacionalidades, porque aqui estão actualmente 33 sacerdotes de 10 países diferentes”, irão todos colaboradores, “uma secretária, os funcionários das limpezas, da portaria, da lavandaria, alguns colaboradores mais próximos”, e as sete irmãs franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, que ali estão ao serviço desde 1975.

“São elas que se ocupam da cozinha, do refeitório, da capela, e também têm uma presença e um testemunho de um silêncio orante e de vida religiosa no meio da nossa comunidade. É uma presença muito estimada”, sublinha o reitor.

Para alguns, esta não será a primeira vez que vão estar com o Papa. “A 13 de Maio de 2013, dois meses depois da sua eleição, quando os bispos portugueses consagraram, em Fátima, o seu pontificado, a comunidade do colégio português celebrou com Francisco na capela de Santa Marta. Tivemos ocasião de celebrar com ele e de o saudar”.

No seu caso até já teve outros encontros inesperados. “Já foi à Congregação para a Educação Católica, onde colaboro, bateu à porta apenas acompanhado do motorista e nenhum segurança. Carregar uma caixa de livros em português e disse: ‘isto terá mais interesse para vocês do que para mim, portanto, ponham aí na vossa biblioteca’”.

Ao colégio português o Papa nunca foi, mas “o convite já lhe foi feito mais do que uma vez”, diz o padre Fernando Caldas, lembrando que outros papas já passaram pela instituição. “Tivemos a alegria de ter lá João Paulo II, em 1982, e por várias vezes, ainda não como Papa, alojava e descansava o cardeal Ratzinger, futuro Papa Bento XVI. Este ainda não foi, mas está convidado a ir”.

O Pontifício Colégio Português de Roma foi fundado em 1900, muito antes das aparições em Fátima, e só por isso a padroeira principal é Nossa Senhora de Lourdes.

“Os primeiros alunos e os primeiros reitores da casa, deslocando-se entre Portugal e Roma sempre por via térrea, paravam sempre naquele santuário em França, onde se consagravam e confiavam os destinos da instituição à senhora de Lourdes”, explica. Mas, na capela da instituição está a primeira imagem de Fátima que foi para Roma e há uma relação especial e forte do colégio com Fátima e com os Papas.

“Em 1929 essa imagem foi benzida pelo Papa Pio XII, e entregue à capela do colégio, para se tornar a padroeira da capela. Nos 50 anos das aparições o Papa Paulo VI foi a Fátima e aí benzeu a primeira pedra do actual edifício do colégio português. Foi benzida em Fátima e regressou a Roma, portanto há esta relação forte com Fátima e com os Papas, que marcaram também a história da instituição”. A pedra está colocada na portaria do edifício, com uma inscrição e uma imagem mostrando a cerimónia de bênção.

No Colégio, o centenário das aparições vai ser assinalado com diversas cerimónias, e a visita do Papa a Fátima será acompanhada à distância.

“Primeiro vamos celebrar como comunidade o centenário das aparições. Dias 12 e 13, e até no Domingo, 14, vamos ter várias celebrações no colégio, mas vamos fazê-las num horário que nos permita acompanhar os passos do Papa Francisco”. O que também pode ser feito através da internet, com a emissão vídeo da Renascença. “É uma boa ideia. Eu, por exemplo, dia 12 estarei a trabalhar no Vaticano e muitas coisas vou ter de as seguir pela net. Por isso, vou ligar-me ao vosso site”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+