Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“A luta continua”. Habitantes de Almeida voltam aos protestos contra fecho da Caixa

08 mai, 2017 - 07:36

A agência de Almeida é um dos 61 balcões da Caixa Geral de Depósitos que vão encerrar no âmbito da reestruturação do banco estatal.

A+ / A-

Os habitantes e autarcas de Almeida regressam, esta segunda-feira, aos protestos junto das instalações da Caixa Geral de Depósitos (CGD) de Vilar Formoso.

Segundo Alberto Morgado, vice-presidente da Câmara de Almeida, no distrito da Guarda, a acção está marcada para as 14h30.

Os habitantes irão procurar "ser atendidos, fazer transacções, levantamentos e depósitos", na agência de Vilar Formoso, a única que está em funcionamento no concelho de Almeida, após o encerramento do balcão na sede de concelho, indicou.

O mesmo responsável reafirmou à agência Lusa que a autarquia "está aberta ao diálogo" com a administração da CGD desde que o banco mantenha a tesouraria local "aberta".

Alberto Morgado observou que a vila histórica de Almeida, situada junto da fronteira com Espanha, "é a única sede de concelho do país que está privada deste serviço".

O último protesto aconteceu na semana passada. No momento em que os habitantes abandonaram o recinto das instalações do balcão da CGD de Vilar Formoso gritaram as palavras de ordem "Alma até Almeida" e "A luta continua".

Devido à contestação, a CGD decidiu atribuir a Almeida uma “solução de banca móvel”, gestor de conta e cartão de débito. O balcão móvel irá deslocar-se a Almeida “em dias a definir”. Quanto ao gestor de conta estará presente na localidade com “carácter transitório, a definir em articulação com as autoridades locais”. A sua missão é dar apoio no pagamento de pensões e prestações sociais, dando até cartões de débito e ensinando a população a usá-los.

A CGD decidiu pelo encerramento de 61 agências, sendo 18 na área da Grande Lisboa, 15 a norte, 15 a sul e nas regiões autónomas e 13 na zona centro, segundo a lista revista divulgada em Março após os protestos do poder político local.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marquês de Púbol
    08 mai, 2017 Aveiro 10:12
    Não seria mais lógico estas e outras alminhas irem manifestar-se para o Hospital da Guarda, reclamando mais e melhores cuidados de saúde para o Distrito? Reclamando mais médicos, mais especialidades, melhores equipamentos e acima de tudo melhores gestores? Maldita "partidarite" crónica levada aos extremos em ano de autárquicas.
  • Um caso vergonhoso
    08 mai, 2017 Lisboa 10:05
    Os que prevaricaram perante a CGD com dividas que deixaram a caixa esburacada têm que pagar por aquilo que fizeram . Não são os balcões que têm que encerrar. Onde está a auditoria. Onde estão os que causaram esta situação. Para chegar ao ponto a que chegou teve que haver alguém . Os utilizadores da CGD afinal só sabem que têm de fechar balcões.

Destaques V+