Tempo
|
A+ / A-

Nove pessoas detidas em França em confrontos pós-eleitorais

08 mai, 2017 - 07:17

Protestos contra o capitalismo seguiram-se à eleição de Macron.

A+ / A-
Manifestações pós-eleitorais em França
Manifestações pós-eleitorais em França

Nove pessoas foram detidas no domingo à noite, na sequência de uma manifestação “anticapitalista” durante a qual 141 pessoas foram interpeladas pela polícia de Paris.

Os dados são avançados pelo “Le Figaro”, apesar de outras fontes falarem apenas em cinco detidos. Três pessoas ficaram feridas.

A manifestação reuniu mais de 300 pessoas no bairro de Ménilmontant, a maioria vestida de preto e com a cara tapada.

Gritavam “Toda a gente detesta a polícia” e atiraram projécteis contra a polícia, que respondeu com gás lacrimogéneo para dispersar as pessoas.

Houve ainda manifestações em Lyon e noutras cidades francesas, onde a polícia também foi obrigada a usar gás lacrimogéneo.

Os protestos surgiram depois de conhecidos os resultados da segunda volta para as presidenciais. Emmanuel Macron, de 39 anos, venceu (66,1%) a candidata da extrema-direita Marine Le Pen (33,9%).

Macron assumiu-se como o candidato que vai unir todos os franceses e estes terão optado pelo candidato do centro para impedir que a extrema-direita chegasse ao poder. O novo Presidente prometeu que tudo fará para que deixe de haver razões para se optar pelos extremismos.

Macron Presidente: "Vou servir-vos com amor"
Macron Presidente: "Vou servir-vos com amor"

Marine Le Pen conseguiu 33,9% dos votos e destacou, no seu discurso, o resultado histórica da Frente Nacional. Prometeu ainda o partido irá sofrer uma transformação profunda, de modo a criar uma nova força política feita de alianças estratégicas.

Nesta altura, e depois dos resultados, há quem, dentro da Frente Nacional, ponha em causa o futuro do partido, com alguns a criticarem a campanha da candidata e outros a considerarem que a linha política de Le Pen, a insistir demasiado no fim do euro, foi errada.

Le Pen assume-se como primeira força da oposição. "Chamo todos os patriotas a juntarem-se a nós"
Le Pen assume-se como primeira força da oposição. "Chamo todos os patriotas a juntarem-se a nós"

A França volta a eleições em Junho, para escolher o novo Parlamento. Por tradição, quando as legislativas se seguem às presidenciais, os franceses costumam dar a maioria ao partido do Presidente, como que dando-lhe as chaves para poder governar, mas desta vez não é certo que assim aconteça.

As presidenciais revelaram uma França muito dividida, em que muitos voltaram em Emmanuel Macron para evitar que Le Pen assumisse a Presidência, pelo que o novo Presidente poderá enfrentar algumas dificuldades.

Macron toma posse como Presidente a 1 de Maio. Esta segunda-feira, encontra-se no Arco do Triunfo com o actual chefe de Estado, François Hollande, para comemorar o Armistício da Segunda Guerra Mundial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Krad Fire
    08 mai, 2017 Portugal 09:16
    São anarquistas. Estavam preparados para se manifestar contra o racismo de Le Pen mas como o Macron ganhou foram se manifestar contra o capitalismo. Esses animais, perdão, essa gente só quer é destruir coisas não importa porquê.

Destaques V+