Tempo
|
A+ / A-

Sarampo. Número de casos sobe para 27

05 mai, 2017 - 20:00

Dados foram actualizados esta sexta-feira.

A+ / A-

O número de casos confirmados de sarampo em Portugal este ano subiu para 27, divulgou a Direcção-Geral da Saúde (DGS), que recebeu 123 notificações desde 1 de Janeiro.

O boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira, e referente à semana de 1 a 6 de Maio, adianta que os casos confirmados se concentram nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo (19), onde se registou a única morte até à data, Algarve (7) e Norte (1).

A DGS admite "a possibilidade da transmissão no Algarve estar controlada", mas não exclui "a possibilidade de surgirem novos casos na região de Lisboa e Vale do Tejo", apesar de antecipar que a epidemia de sarampo em Portugal "não terá grande expressão em termos de magnitude".

Dos casos confirmados, 17 reportam-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, registados em Lisboa e Vale do Tejo e no Algarve. No Norte, o único caso verificou-se numa criança da faixa etária entre 1 e 4 anos, não vacinada e com internamento seguido de alta médica.

De acordo com o boletim, o sarampo levou já este ano ao internamento de 13 pessoas, todas com alta. Dos 27 casos confirmados, 17 não tinham a vacina.

Nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve, o sarampo foi confirmado em 12 profissionais de saúde, sendo que oito estavam vacinados. A DGS entende que "a incidência em profissionais de saúde impõe a adopção de medidas específicas a conduzir no âmbito dos serviços de saúde ocupacional".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    05 mai, 2017 évora 23:54
    O que se precisa esclarecer e calar o Diretor Geral da Saúde , é que mesmo com vacinas em Portugal se apanham as doenças e as entidades competentes levammmm uma eternidade a diagnosticar a implementar logo o combate primária , levando a que essas doenças alastrem para sintomas e efeitos descontrolados , levando por vezes à morte por incúria e inabilidade , mesmo tipo país de 3º Mundo ! O resto é atirarem lama para a cara do povo dizendo que deve ser obrigatória a vacina ...

Destaques V+