Tempo
|
A+ / A-

Almeida. Caixa fecha mas população ganha balcão móvel, gestor de conta e cartões gratuitos

05 mai, 2017 - 08:18

Na última semana, a agência foi invadida duas vezes pelos manifestantes. Está agendado um novo protesto para 8 de Maio.

A+ / A-

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) decidiu atribuir a Almeida uma “solução de banca móvel”, gestor de conta e cartão de débito. A informação foi avançada por fonte oficial do banco ao “Público”.

De acordo com o jornal, o balcão móvel irá deslocar-se a Almeida “em dias a definir”. Quanto ao gestor de conta estará presente na localidade com “carácter transitório, a definir em articulação com as autoridades locais”. A sua missão é dar apoio no pagamento de pensões e prestações sociais, dando até cartões de débito e ensinando a população a usá-los.

Na última semana a agência da CGD foi ocupada por duas vezes por manifestantes, que tentavam pressionar a administração do banco a recuar na decisão de a encerrar. Após o protesto de quinta-feira, o vice-presidente da Câmara de Almeida anunciou que a população pretende voltar a manifestar-se contra o encerramento na segunda-feira, 8 de Maio. Nesse dia, o protesto será junto ao balcão de Vilar Formoso, o único que fica em funcionamento no concelho.

A CGD decidiu pelo encerramento de 61 agências, sendo 18 na área da Grande Lisboa, 15 a norte, 15 a sul e nas regiões autónomas e 13 na zona centro, segundo a lista revista divulgada em Março após os protestos do poder político local.

Em meados de Abril, o presidente da Caixa, Paulo Macedo, anunciou que o banco estatal vai disponibilizar um balcão móvel para as populações mais idosas que ficassem sem agência.

O plano ainda está a ser estudado, mas já há autorização do Banco de Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • PROPAGANDA BARATA...
    05 mai, 2017 Lx 11:57
    Queremos uma CGD em casa de cada português com "cofre aberto" para irmos lá quando quisermos...Porque não largam a banqueta pública e não vão para outros bancos com menos filas de espera, menos cadernetas para actualizar. A CGD nunca se actualizou.Há mais de 30 anos que funciona como na idade da pedra. Mas escusa a geringonça de falar na interioridade, no isolamento das populações e nas políticas de proteçãoe desenvolvimento do interior..Só balelas kamaradas...Agora estão calados que nem ratos..POPULISMO BARATO E DEMAGOGIA...
  • silva
    05 mai, 2017 coimbra 11:47
    Discriminar um único município é pura estupidez ....será que Almeida daria mais prejuízo que os políticos que rebentaram a Caixa ??? Que país maravilhoso, o primeiro em tudo, até na porcaria que faz!!!!!
  • Eles os Lobos
    05 mai, 2017 lx. 11:23
    Eles são os lobos e nós somos os cordeirinhos mansos para eles comerem. Se esse balcão não dá lucro e se fecha, Porquê não despedem a direção central que tanto prejuízo dá? E porquê não pedem e obrigam a repor o dinheiro que as ex. administrações roubaram? Obrigado.
  • 05 mai, 2017 11:20
    Eu quero uma bifana e uma penalte tinto! ganda roulote!
  • 05 mai, 2017 10:49
    Não é possível discriminar os outros que pagam 20 euros pelo cartão. Eu não tenho uma caixa na minha aldeia!
  • Alexandre
    05 mai, 2017 Reigada 10:27
    Nas eleições votam neles outra vez e recebem-nos com aplausos e dão-lhes as criancinhas a beijar....
  • bobo
    05 mai, 2017 lisboa e outra 10:09
    Quem se governou , como quem diz roubou a CGD que pague. O povo está farto de sustentar larápios, corruptos e vigaristas protegidos por leis de proveito próprio
  • bobo
    05 mai, 2017 lisboa e outra 10:09
    Quem se governou , como quem diz roubou a CGD que pague. O povo está farto de sustentar larápios, corruptos e vigaristas protegidos por leis de proveito próprio

Destaques V+