Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Caixa não cede aos protestos. Agência de Almeida vai mesmo fechar

02 mai, 2017 - 20:55

O banco estatal afirma, em comunicado, que o concelho de Almeida vai continuar a ser servido pelo balcão de Vilar Formoso.

A+ / A-

Veja também:


A Caixa Geral de Depósitos (CGD) mantém a decisão de encerrar a agência na vila de Almeida, apesar dos protestos da população.

O banco estatal afirma, em comunicado, que o concelho de Almeida vai continuar a ser servido pelo balcão de Vilar Formoso.

Depois da reunião falhada desta terça-feira com a autarquia, a Caixa mostra-se “disponível para encontrar, em articulação com as autoridades locais, a melhor forma de servir a população”.

A CGD argumenta que decidiu fechar a agência de Almeida "depois de cinco anos consecutivos de prejuízos e diminuição de actividade comercial e com um nível de movimentos de tesouraria muito abaixo da média".

"A Caixa assegurará, noutros moldes, a prestação de serviços aos clientes" de Almeida, adianta a admnistração.

"No futuro, e em articulação com a Câmara Municipal poderia ser criado um acompanhamento aos clientes da Caixa nas instalações do município ou Junta de Freguesia, assegurando que estes não fiquem sem serviços."

O banco estatal sublinha que, nas últimas semanas, realizou contactos e reuniões com as autoridades locais para tentar encontrar uma "solução de manter serviços da instituição na sede de concelho e que passariam nomeadamente por, num período de transição, a Caixa assegurar a permanência de colaboradores no balcão de Almeida. A Caixa cumpriu a sua parte. Mas recusa aproveitamentos políticos de qualquer ordem".

A agência de Almeida foi esta terça-feira novamente ocupada pela população. A Caixa responde que o protesto "configura uma forma de pressão reiterada, não legítima e imprópria de um Estado de Direito" e considera que "deixou de fazer sentido realizar qualquer reunião" com a autarquia local.

"Ninguém em Almeida fica sem serviços da Caixa, não obstante a presença de outra instituição financeira na localidade", assegura o banco estatal.

O comunicado da CGD foi divulgado pouco depois de uma reunião falhada com o presidente da Câmara de Almeida.

Em declarações aos jornalistas em frente à sede da Caixa, em Lisboa, o autarca António Baptista Ribeiro apelou à mobilização da população e disse que pediu uma reunião ao Presidente da República e que vai também tentar falar com o primeiro-ministro.

O que pode acontecer em Almeida nos próximos dias? “Não sei. Pode acontecer tudo. Creio que já há lá sinos a rebate e mais umas coisas assim. Pode acontecer tudo”, adverte o presidente da câmara.

A agência de Almeida é um dos 61 balcões da Caixa Geral de Depósitos que vão encerrar no âmbito da reestruturação do banco estatal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Simao
    03 mai, 2017 Porto 07:14
    Prepotentes! Tenho conta na CGD e vou cancela-la. Almeida é mais Portugal que Lisboa.
  • Manuel Sá
    03 mai, 2017 Porto 01:05
    Passo meses sem ir ao "meu" banco. Hoje faz-se tudo pelo multibanco. Não se pode ter uma agência aberta só para pagar reforma a meia dúzia velhinhos (podiam receber na Junta de Freguesia, por exemplo).
  • Coisas
    03 mai, 2017 Almeida 00:52
    Quem manda, manda sempre bem! Dizia Salazar e ainda se mantém. è apenas uma questão de poder e o poder exercê-lo.
  • Joao
    02 mai, 2017 Dias 23:27
    Patriotismo doentio, deviam de cortar o mal pela raiz e liquidar o Banco. Nunca mais iria custar nem mais um cêntimo aos contribuintes.
  • Lucas
    02 mai, 2017 Seixal 23:19
    Que confusão...mas em Almeida não existe mais outro Banco? Mudem de Banco.
  • manel
    02 mai, 2017 aveiro 23:04
    pobre povo~, será o único banco no país, fechem as contas todas na caixa, logo verão que é a caixa que anda atrás de voçes
  • Carlos Gonçalves
    02 mai, 2017 Seixal 22:39
    Eu admiro é a cara de pau do presidente da câmara, dizendo que não sabe de nada quando se vê perfeitamente que ele é um dos principais instigadores da ocupação do balcão da CGD. Realmente, um banco não pode ter um balcão aberto só para pagar as reformas e pouco mais. Para isso, vão aos correios...
  • rosinda
    02 mai, 2017 palmela 22:16
    senhor heitor! acabei de ver uma foto de almeida a aldeia e muito bonita! visto de cima parece quase uma estrela!
  • manuel silva
    02 mai, 2017 gaia 22:09
    se nao fechar como vao pagar o ordenado milionario aos mamoens ,
  • joao
    02 mai, 2017 martins 22:01
    Faz todo o sentido - a Caixa tem de se focar no seu core business - emprestar milhões sem pedir garantias de jeito- para os amigos claro

Destaques V+