Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Venezuela. Maduro anuncia terceiro aumento do salário mínimo e das pensões

30 abr, 2017 - 21:50

Chefe de Estado venezuelano tenta acalmar a população que tem saído à rua em violentos protestos por falta de alimentos e medicamentos.

A+ / A-

O Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, anunciou este domingo um aumento de 60% do salário mínimo.

O Chefe de Estado confirma ainda que o salário é complementado com um subsídio de alimentação que chega a 135 mil bolívares (188 dólares).

A chamada "renda mínima integral" passa, então, para os 200.021 bolívares.

"Decidi este terceiro aumento salarial do ano de 2017 por ocasião do 1° de Maio", Dia do Trabalhador, disse Maduro no seu programa semanal de televisão.

O Presidente esclarece que os 60% de aumento vão ser também atribuídos aos trabalhadores de "toda a administração pública", inclusive os militares.

As pensões também aumentam. "Sobem para 65.021 bolívares, a que se acrescenta um bónus especial para os pensionistas de 30%, de 19.506,3 bolívares, o que somaria 84.527 (117 dólares na taxa oficial)".

Os consecutivos aumentos salariais têm sido diluídos pela taxa de inflação projectada em 720% para 2017 pelo FMI.

Maduro fez este anúncio numa altura em que há uma onda de protestos violentos em todo o país. Pelo menos 28 pessoas morreram e centenas ficaram feridas.

A população queixa-se, especialmente, de falta de comida e medicamentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jose leal
    03 mai, 2017 lisboa 22:39
    Força Maduro.......Que hugo Chavez nos ajude...!!!! Mas ninguem fala no boicote bloqueio ingerencia dos EUA ???? Abaixo os fascistasViva a republica bolivariana da Venezuela-

Destaques V+