Tempo
|
A+ / A-

Orquestra e Coro XXI nos Dias da Música com “A Paixão Segundo São João"

29 abr, 2017 - 16:16

“O tema deste ano é as letras das músicas” e “Bach é um génio na ilustração musical”, diz o maestro Dinis Sousa. “’A Paixão’ é mesmo muito comovente”, garante.

A+ / A-

É uma sugestão cultural para este sábado à noite em Lisboa. A Orquestra XXI apresenta-se nos Dias da Música, no Centro Cultural de Belém (CCB), com o novo coro.

“O projecto começou por juntar instrumentistas portugueses que tinham saído de Portugal para estudar ou trabalhar. Temos feito duas digressões por ano, mais ou menos, e agora o projecto acaba por se alargar a cantores e passa a haver também o coro XXI, que tem exactamente as mesmas características”, explica à Renascença o maestro Dinis Sousa.

No CCB, os músicos vão apresentar “A Paixão Segundo São João”, de Bach.

“Acabámos por escolher fazer esta peça, porque o tema deste ano dos Dias da Música é as letras das músicas. Desafiaram-nos a encontrar uma peça ou um programa que pudesse celebrar a ligação entre texto e a música e a “Paixão” é isso mesmo. O Bach é um génio na ilustração musical das palavras e, tirado do Evangelho Segundo de São João, ‘A Paixão’ tem momentos musicais altíssimos e conta os momentos finais da vida de Jesus e é mesmo muito comovente”, afirma o maestro.

O Coro é a grande novidade da oitava digressão da Orquestra XXI. “No início, causou-me algum medo, porque uma coisa é juntar instrumentistas – as pessoas estão mais habituadas a tocar em orquestras – mas o grupo que juntámos é fantástico e tem sido um privilégio enorme trabalhar com eles. O projecto cresceu imenso nesta semana com a criação do coro”, realça Dinis Sousa.

A Orquestra e o Coro XXI já actuaram em Viseu e Aveiro. São 35 instrumentistas e 17 cantores, todos jovens que vivem e trabalham no estrangeiro e que se juntam-se para tocar para o público em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+