Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caixa. Domingues nega acesso a informação privilegiada antes de entrar no banco

28 abr, 2017 - 12:21

Ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos Domingues esteve, esta sexta-feira, em audição na nova comissão parlamentar de inquérito.

A+ / A-

O ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), António Domingues, garante que não teve acesso a informação privilegiada antes de assumir a liderança do banco estatal a 31 de Agosto de 2016, corroborando a versão do Governo.

Domingues esteve, esta sexta-feira, em audição na nova comissão parlamentar de inquérito à CGD e foi confrontado com a pergunta do deputado socialista João Paulo Correia: "Teve acesso a informação privilegiada antes de entrar em funções na CGD."

"A resposta é não. Não precisava de ter informação privilegiada para desenvolver o trabalho que tinha que fazer", respondeu Domingues, realçando: "Só teria informação privilegiada se a administração que lá estava me desse. E, se tivesse acontecido, a falha não era minha."

Esta questão gerou polémica no ano passado, com os partidos da oposição (PSD e CDS) a acusarem várias vezes Domingues, que era vice-presidente do Banco BPI antes de aceitar o convite do Governo socialista para liderar o banco público, de ter tido acesso a informação privilegiada.

Na perspectiva da direita, só assim Domingues teria capacidade para desenhar o plano de reestruturação da CGD, cujo eixo central assentou na recapitalização acima de 5 mil milhões de euros.

Já no final de Novembro do ano passado, perante a insistência da oposição sobre esta matéria, o Governo tinha negado que António Domingues estivesse na posse de informação privilegiada sobre o banco estatal quando participou, como convidado, em três reuniões com a Comissão Europeia para debater a recapitalização do banco, a 24 de Março, 7 de Abril e 15 de Junho de 2016.

Esta é a primeira audição desta comissão de inquérito, pedida potestativamente (de forma obrigatória) por PSD e CDS-PP, que tem como um dos pontos centrais apurar se "é verdade ou não que o ministro [das Finanças] negociou a dispensa da apresentação da declaração de rendimentos [de António Domingues]", o que tem sido negado por Mário Centeno.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+